Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2015

ANA - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - CURSOS EAD GRÁTIS

A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para 3.500 vagas em cursos gratuitos a distância a partir desta quarta-feira, 25 de março. As inscrições podem ser realizadas através do site http://eadana.hospedagemdesites.ws/ até 29 de março ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas. Há capacitações sobre os seguintes temas: Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Nordeste; Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga; Água na Medida Certa; Medindo as Águas do Brasil: Noções de Pluviometria e Fluviometria; e Lei das Águas.

Saiba mais em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=12690


26/03/2015 - DICA AMBIENTAL DO DIA

Já que precismos e devemos economizar água seguem algumas dicas que podemos, facilmente, colocar em prática em nosso dia-a-dia:

Os dez mandamentos para economizar água: 

1 - No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. 

2 - Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água. 

3 - Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. 

4 - Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras. 

5 - Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros. 

6 - Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada. 

7 - Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 

8 - Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador. 

9 - Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça. 

10 - Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar. 

Fonte: Uniágua



quarta-feira, 25 de março de 2015

25/03/2015 - DICA AMBIENTAL DO DIA

Use lápis feitos de material reciclável, embalados em caixas leves ou recicladas. Lápis podem ser feitos de vários tipos materiais que, de outra forma, acabariam no lixo.


terça-feira, 24 de março de 2015

"LIXÃO A CÉU ABERTO" EM SÃO CONRADO

Faltando apenas 500 dias para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, os problemas ambientais se agravam a todo instante. Dessa vez, a praia de São Conrado, juntamente com várias outras, também pede socorro. 

Abaixo mostramos as fotos enviadas por Marcello Farias, morador da região, e cofundadador do movimento "Salvemos São Conrado" que tem como objetivo mostrar a realidade da praia postando diariamente fotos e vídeos sobre as condições do local.

É hora de cobrarmos ações imediatas das autoridades cariocas!









24/03/2015 - DICA AMBIENTAL DO DIA

Venda, doe ou mande para reciclagem os equipamentos eletrônicos que não utiliza mais (celulares, câmeras, computadores fora de linha, etc). As pessoas jogam fora mais de 400 milhões de aparelhos eletrônicos por ano. O lixo eletrônico (e-lixo) é o segmento que mais cresce entre as diversas categorias de lixo classificadas pelas prefeituras.

LEMBRE-SE: O que é lixo para você pode ser um tesouro para os outros!


segunda-feira, 23 de março de 2015

Palestra - Crise Hídrica

Em comemoração a Semana Mundial da Água será realizada no dia 25/03, às 18h, no Centro de Convenções da Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América,  palestra sobre a Crise Hídrica, com os professores André Smarra e Cesar Lotufo, do curso de graduação tecnológica em Gestão Ambiental.

Esta palestra foi especialmente desenvolvida para alunos de Cursos Técnicos - PRONATEC.


23/03/2014 - DICA AMBIENTAL DO DIA

Troque as lâmpadas incandescentes convencionais por compactas fluorescentes (lâmpadas compactas fluorescentes de 27W substituem as incandescentes de 75W; as de 18W substituem incandescentes de 60W). Para cada lâmpada fluorescente de 27W, você economizará (além da energia elétrica) 63 kg/ano em emissões de carbono.

domingo, 22 de março de 2015

22/03/2015 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Um dos legados da ECO-92 (ou Rio-92), realizada no Rio de Janeiro em 1992 foi a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) que, a partir de 1993, anualmente se comemorasse, no dia 22 de março, o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

Desde então, a data é comemorada ao redor do mundo, a partir de temáticas anuais definidas pela própria ONU, visando discutir os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Para 2015 a temática escolhida é "Água e Desenvolvimento Sustentável".

A ONU prevê que, em 2030 (daqui apenas 15 anos), a população global vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% mais de água e 50% mais de energia.

De acordo com a mesma entidade, atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1.3 bilhão não têm acesso à eletricidade.

O sinal de alerta está ligado! Nós e os governantes precisamos rever os conceitos da utilização deste recurso natural.


22/03/2015 - DICA AMBIENTAL DO DIA


Economia de Água

Se você tem o hábito de, diariamente, tomar banho pela manhã, antes de sair de casa, e novamente à noite, após a academia, analise a possibilidade de malhar de manhã e tomar apenas um banho por dia. Ao longo de um ano, você poderia poupar mais de 110 mil litros de água, o suficiente para encher uma piscina média.


sábado, 21 de março de 2015

21/03/2015 - Dia Internacional das Florestas


Precisamos proteger nossas florestas e sua biodiversidade

Recente levantamento feio pela ONG Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, no Pará,  revelou que, em comparação a dezembro de 2013, o desmatamento aumentou em 427%. 

Em 2014 foi desmatada uma área equivalente a 406 mil campos do Maracanã.

Temos que exigir fiscalização e repensar nossos atos como consumidores. Afinal, se existem pessoas desmatando para vender madeira, plantar grãos (soja) e capim para o gado é porque tem um mercado (nacional e internacional) afoito para comprar.





2º ABRAÇO AO CANAL DAS TAXAS




Olá pessoal!

No dia 12 de abril teremos o 2º abraço ao Canal das Taxas. O evento ocorrerá na Av. Gláucio Gil (Recreio dos Bandeirantes) às 10h. Como todos sabem o canal está morrendo devido ao esgoto lá despejado.

Vamos todos comparecer e mostrar nossa indignação! #abraceoCanaldasTaxas


                

DICA AMBIENTAL DO DIA


Papéis autoadesivos (Tipo Post-it)

Adquira blocos feitos de papel 100% reciclado. As vendas de papéis adesivos (post-it) são estimadas em 1 bilhão de dólares por ano. Isto significa que cerca de 80 bilhões de papeizinhos são grudados em algum lugar todos os anos.


sexta-feira, 20 de março de 2015

Falta de Água

A meio ano da adoção das novas metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), publicou seu mais recente relatório global sobre desenvolvimento dos recursos hídricos. "É especialmente importante destacar mais uma vez, de forma clara, a importância central da água", explica o principal autor do documento, Richard Connor. "A água é um pré-requisito básico para o desenvolvimento sustentável. Isso não é novidade, mas fundamental para o futuro uso da água." Por isso, a Unesco luta para garantir que a gestão da água, em todas as suas dimensões, seja consagrada como uma das novas metas de desenvolvimento sustentável. Isso não é o caso nos ainda vigentes Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo prazo para cumprimento expira este ano. "Eles só tratam de água potável e saneamento básico", lembra Connor. "Agora vamos fazer pressão para obtermos uma meta ligada à água que inclua não só o acesso à água potável e ao saneamento, mas também a proteção e a gestão adequada dos recursos hídricos como um todo", explica o ambientalista. Assim, o desperdício e a poluição da água devem ser futuramente reduzidos. Empresas precisam economizar O abastecimento de água potável é responsável por apenas uma pequena fração do consumo mundial do recurso natural. Embora uma pessoa consuma, em média, dois a três litros por dia, a produção de alimentos para a necessidade diária exige cerca de 3 mil litros de água per capita. A maior parte é consumida mundialmente pela agricultura, seguida por outros setores, como o industrial e de energia. No relatório atual sobre recursos hídricos, a Unesco acredita que o consumo na indústria irá quadruplicar até 2050, em relação ao ano 2000. Ao mesmo tempo, a agricultura deve produzir mais alimentos para uma crescente população mundial. Segundo o documento, existe a ameaça de que até 2030 haja um deficit de 40% no suprimento global da água, se nada for feito. "Temos que mudar nossa economia global para formas econômicas que consumam recursos menos intensivamente", diz Sybille Röhrkasten, pesquisadora do Instituto de Estudos Ambientais Avançados, de Potsdam (IASS). "Não só a agricultura, mas também a indústria e o setor de energia devem ser mais econômicos em relação aos recursos hídricos." A cientista acrescenta que "o relatório deixa claro que precisamos de uma revolução energética global, se quisermos usar os nossos recursos hídricos de forma sustentável". Decisão política "Por ser um recurso limitado, devemos sempre pensar em formas de utilizar melhor a água", observa Richard Connor, da Unesco. Assim, ele e seus coautores têm como objetivo principal sensibilizar os decisores políticos para o problema da distribuição hídrica. "Afinal, as principais decisões não são tomadas por especialistas em água ou gestores de recursos hídricos", constata o cientista ambiental. "As decisões sobre as opções de desenvolvimento são processos políticos envolvendo diferentes departamentos e ministérios, que têm que ser coordenados. Por isso, queremos alcançar os decisores políticos e deixar claro que, em última instância, eles têm que decidir como pode ser distribuída a água, que é um recurso escasso."