Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2016

Alimentos Orgânicos

Olá Pessoal!

Aqui vai a atualização de uma postagem que já fiz sobre os alimentos orgânicos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o objetivo da produção orgânica (vegetal e animal) é promover a qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. A principal característica da produção destes alimentos é a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Além disso, de acordo com o Ministério, prevê o uso responsável do solo, água, ar, dos demais recursos naturais e o respeito pelas relações sociais e culturais.

Fica então nossa pergunta: De acordo com esta definição, um produto não orgânico não garante nossa qualidade de vida, não respeita o meio ambiente, nem as pessoas e nem a cultura?

O nosso entendimento é simplista: não, não respeita. Os agrotóxicos agridem nossa saúde e o meio ambiente. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, através do site da Biblioteca Virtual em Saúde, eles podem causar danos à saúde (desculpem a redundância) de pessoas, animais e ao meio ambiente, sendo a classe de produto que mais leva a óbito. A intoxicação pode acontecer por contato direto (no preparo, aplicação ou manuseio) ou indireto (contaminação da água e alimentos ingeridos). Os venenos entram através do contato com a pele, mucosa, respiração e ingestão.

Por que, então, continuamos a ingerir alimentos que não são orgânicos? Uma das respostas mais comuns é a questão do preço. Em geral, alimentos orgânicos vendidos em supermercados, sacolões, hortifrutis, etc são mais caros.

Por que não tentar identificar os agricultores locais e comprar os produtos diretamente deles? Vai gastar mais tempo para ir até lá e buscar os produtos? Garanto que o economizará evitando as longas filas de espera para atendimento médico.

Outra sugestão? Plante em casa! Plante no seu apartamento! Não tem espaço? Isso não é desculpa! Existem vários sites que dão dicas de como cultivar estes alimentos em espaços extremamente reduzidos. 


Dê o primeiro passo! Tenha uma alimentação saudável, economize dinheiro, embeleze sua casa/apartamento e ajude a mostrar que podemos fazer isso sem maiores dificuldades!

Caso prefira aquirir alimentos orgânicos nas redes varejistas verifique a procedência do mesmo. O selo SisOrg é obtido por meio de uma Certificação por Auditoria ou por um Sistema Participativo de Garantia. (Fonte: Ministério da Agricultura).

IMPORTANTE: Os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que integrem alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos de fiscalização.

Por uma alimentação livre de venenos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário