Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2016

Palestra "A Importância da Arte-educação na Educação Ambiental".

Olá Pessoal!

Aqui vão algumas fotos da palestra, ministrada pela escritora Maria Paccelle, em 30/05, e que inaugurou a Semana de Meio Ambiente do Curso de Gestão Ambiental - Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América.




sábado, 28 de maio de 2016

206 dias sem punição...


Alimentos Transgênicos


Olá Pessoal!
Atendendo a alguns pedidos, aqui vai a atualização da minha postagem  sobre os alimentos transgênicos.

Os alimentos transgênicos foram geneticamente modificados de modo a melhorar a qualidade, aumentar a produtividade e a resistência às pragas. Por exemplo,a soja transgênica da Monsanto, recebeu genes de duas bactérias, um vírus e uma flor para se tornar resistente ao agrotóxico Roundup, da própria Monsanto (Fonte:Greenpeace).

Vantagens: uma das principais vantagens seria o aumento da produtividade e, consequentemente, a redução dos preços dos alimentos; aumento da resistência a pragas, aumento do conteúdo nutricional, dentre outras.

Algumas desvantagens: Aumento do uso de agrotóxicos; perda do controle sobre os transgênicos e originais o que pode causar grande impacto na biodiversidade; falta de variabilidade genética; reações alérgicas, dentre outras.

De acordo com a rede BBC (2013), 10 transgênicos já fazem parte da nossa cadeia alimentar. São eles: Milho (85% das atuais lavouras do produto no Brasil e nos Estados Unidos), Óleos de Cozinha (extraídos de soja, milho e algodão, os três campeões entre as culturas geneticamente modificadas), Soja (no Brasil, a soja transgênica ocupa quase um terço de toda a área dedicada à agricultura), Mamão Papaya (a variedade transgênica não é vendida no Brasil), Queijos (A quimosina, uma enzima importante na coagulação de lacticínios, era tradicionalmente extraída do estômago de cabritos – um procedimento custoso e "cruel". Biotecnólogos modificaram micro-organismos como bactérias, fungos ou fermento com genes de estômagos de animais, para que estes produzissem quimosina), Biscoitos, Pães e Bolos (Vários ingredientes usados em pão e bolos vêm da soja, como farinha (geralmente, nesse caso, em proporção pequena), óleo e agentes emulsificantes como lecitina. Outros componentes podem derivar de milho transgênico, como glucose e amido),  Abobrinha (a variedade transgênica não é vendida no Brasil), Arroz  (O "arroz dourado", com potencial de reduzir problemas de saúde ligados à deficiência de vitamina A, está sendo testado em países do sudeste asiático e na China), Feijão (A Empresa Brasileira para Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conseguiu em 2011 a aprovação na CTNBio para o cultivo comercial de uma variedade de feijão resistente ao vírus do mosaico dourado) e Salmão (A agência ambiental do Canadá aprovou, em 2013,a produção e exportação de 100 mil ovos de salmão geneticamente modificado por ano). 

No Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CNTBio é responsável por prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGM e derivados. (Fonte:CNTBio)

O Greenpeace possui um guia onde é possível identificar as empresas verdes (cujos alimentos, segundo eles, não contêm transgênicos) e as empresas vermelhas (não responderam sobre a questão dos transgênicos ou não tomam medidas para evitar seu uso durante o processo de produção).



Por tudo isso, acreditamos ser um direito de todo o cidadão saber se está ingerindo um alimento que é transgênico e/ou produzido, a partir deles (mesmo que em quantidades diminutas).

Fica nosso apelo para que todas as embalagens de produtos que contenham transgênicos (em qualquer quantidade) exibam a rotulagem.



quinta-feira, 26 de maio de 2016

204 dias sem punição...


ANIVERSÁRIO DO BLOG!

Olá Pessoal!

Queremos agradecer aos nosso milhares de leitores pelo sucesso de nosso blog!

Nestes 4 anos (um de funcionamento efetivo) tivemos mais de 30.000 acessos, no último ano uma média mensal de superior a 2.800 cliques, publicamos mais de 100 matérias e, graças a vocês, recebemos diversos prêmios!

A todos o nosso muito obrigado!

Continuem lendo, criticando e dando sugestões pois só assim o nosso blog terá aquilo que todos gostam.

Abraços


segunda-feira, 23 de maio de 2016

201 dias sem punição...


30/05 - Palestra "A Importância da Arte-educação na Educação Ambiental"

Olá Pessoal!

No dia 30 de maio às 19h teremos a escritora e educadora Maria Paccelle ministrando a palestra "A Importância da Arte-educação na Educação Ambiental".

Ela ocorrerá no auditório da Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América.

Abraços




domingo, 22 de maio de 2016

+ de 30.000 acessos!!!!!! Muito Obrigado!!!!!!!!!!!

Olá Pessoal!


Ao abrir o blog hoje, tivemos a grata surpresa de verificar que estávamos com mais de 30.000 visualizações

Isso nos trás grande alegria e satisfação mas também mostra a responsabilidade que temos em mantê-lo atualizado e trazer informações de relevância.

Por favor, continuem mandando emails com sugestões, notícias, críticas, etc. É a sua participação que faz este blog funcionar.

A todos leitores o nosso MUITO OBRIGADO!

André Smarra e Cesar Lotufo 


200 dias sem punição...

Olá Pessoal!

A partir de hoje adotaremos a iniciativa do Ministério da Verdade e iremos contabilizar, dia-a-dia a ausência de punição para o crime ambiental da Samarco.


sábado, 21 de maio de 2016

Alimentos Orgânicos

Olá Pessoal!

Aqui vai a atualização de uma postagem que já fiz sobre os alimentos orgânicos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o objetivo da produção orgânica (vegetal e animal) é promover a qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. A principal característica da produção destes alimentos é a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Além disso, de acordo com o Ministério, prevê o uso responsável do solo, água, ar, dos demais recursos naturais e o respeito pelas relações sociais e culturais.

Fica então nossa pergunta: De acordo com esta definição, um produto não orgânico não garante nossa qualidade de vida, não respeita o meio ambiente, nem as pessoas e nem a cultura?

O nosso entendimento é simplista: não, não respeita. Os agrotóxicos agridem nossa saúde e o meio ambiente. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, através do site da Biblioteca Virtual em Saúde, eles podem causar danos à saúde (desculpem a redundância) de pessoas, animais e ao meio ambiente, sendo a classe de produto que mais leva a óbito. A intoxicação pode acontecer por contato direto (no preparo, aplicação ou manuseio) ou indireto (contaminação da água e alimentos ingeridos). Os venenos entram através do contato com a pele, mucosa, respiração e ingestão.

Por que, então, continuamos a ingerir alimentos que não são orgânicos? Uma das respostas mais comuns é a questão do preço. Em geral, alimentos orgânicos vendidos em supermercados, sacolões, hortifrutis, etc são mais caros.

Por que não tentar identificar os agricultores locais e comprar os produtos diretamente deles? Vai gastar mais tempo para ir até lá e buscar os produtos? Garanto que o economizará evitando as longas filas de espera para atendimento médico.

Outra sugestão? Plante em casa! Plante no seu apartamento! Não tem espaço? Isso não é desculpa! Existem vários sites que dão dicas de como cultivar estes alimentos em espaços extremamente reduzidos. 


Dê o primeiro passo! Tenha uma alimentação saudável, economize dinheiro, embeleze sua casa/apartamento e ajude a mostrar que podemos fazer isso sem maiores dificuldades!

Caso prefira aquirir alimentos orgânicos nas redes varejistas verifique a procedência do mesmo. O selo SisOrg é obtido por meio de uma Certificação por Auditoria ou por um Sistema Participativo de Garantia. (Fonte: Ministério da Agricultura).

IMPORTANTE: Os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que integrem alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos de fiscalização.

Por uma alimentação livre de venenos!






quarta-feira, 18 de maio de 2016

Prof. Marcos Ribeiro - Coluna aos Sábados

Olá Pessoal!

É com grande satisfação que informamos: A partir de sábado 21/05/2016, o nosso grande amigo e colaborador do blog, Prof. Marcos Ribeiro, passará a ter uma coluna semanal que será publicada todos os sábados.

Marcos Ribeiro é historiador, ambientalista, blogueiro e apaixonado pelo Rio de Janeiro! 

Marquinhos, seja bem-vindo!

Um grande abraço!



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Debate: Cidades Sustentáveis

Hoje, 16/05, tivemos o excelente debate sobre Cidades Sustentáveis, Educação e Cidadania, com Prof. Marcos Ribeiro, Deputado Estadual Marcelo Freixo, Prof. Dr. Rodrigo Rainha e Prof. André Marinho no auditório da Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América. A organização do evento foi feita pelos(as) professores(as) Ada Cabanas, André Smarra, Cesar Lotufo e Amanda Mendonça.





quinta-feira, 12 de maio de 2016

Café com o Coordenador e Palestra sobre Perícia Ambiental com o Perito Fagner Silva Ribeiro

Olá Pessoal!

Hoje, às 18h30min, tivemos mais uma rodada do Café com o Coordenador e a palestra "Perícia Ambiental no Rio de Janeiro" foi proferida pelo Perito Fagner Silva Ribeiro.

Agradecemos a presença de todos!

Abraços


terça-feira, 10 de maio de 2016

LEMBRETE: 16-05 - DEBATE:

Olá Pessoal!

Apenas para lembrá-los que o debate "Sustentabilidade Urbana na Cidade do Rio de Janeiro" ocorrerá no dia 16/05/2016, às 19h30min no Auditório da Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América.

Debatedores:  Marcelo Freixo
                        Marcos Ribeiro


As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo SIA.



Abraços

domingo, 8 de maio de 2016

Visita a Fazenda Santo Antonio dos Cordeiros em Silva Jardim!

Olá Pessoal!

Confiram as fotos da incrível visita à Fazenda Santo Antonio dos Cordeiros em Silva Jardim! Desta vez, além da recuperação da Mata Ciliar também plantamos árvores em outra área degradada. Mais de uma centena de árvores plantadas! :) 

Em setembro iremos novamente!!! :)

Até lá!






sexta-feira, 6 de maio de 2016

Presentes dos Dias das Mães

Olá pessoal!

Neste dia das mães o melhor presente é o seu amor e carinho! Entretanto, se for dar alguma lembrancinha lembre-se: NÃO EMBRULHE O PRESENTE!

Evite gerar lixo desnecessário com papéis de presente e sacolas plásticas. Seja diferente! Coloque o seu presente numa sacola retornável. Assim sua mãe ganhará dois presentes o que você comprou e a sacola. :)

Feliz Dia das Mães!


quarta-feira, 4 de maio de 2016

DESASTRE DE MARIANA E INSPEÇÃO DE BARRAGENS

Fica a pergunta: Se o "Manual de Segurança e Inspeção de Barragens" existe desde 2002, como a situação de Mariana - MG chegou a tal ponto?

Os procedimentos existem. Por que a empresa deixou chegar a este ponto? O que houve com a fiscalização?

O perigo sempre foi tão eminente que na APRESENTAÇÃO do manual o então Ministro da Integração Nacional escreve: 

"As barragens são obras geralmente associadas a um elevado potencial de risco devido à possibilidade de um eventual colapso, com conseqüências catastróficas para as estruturas das próprias barragens, ao meio ambiente, com destruição da fauna e flora, e, principalmente, pela perda de vidas humanas."

Lamentável! Tudo podia ter sido evitado!

O Manual pode ser obtido, em PDF, através do link: http://pnla.mma.gov.br/wp-content/uploads/2016/02/ManualdeSegurancaeInspecaodeBarragens.pdf





domingo, 1 de maio de 2016

Ecodatas de Maio

3 – Dia do Solo e do Pau-Brasil

5 – Dia do Campo

22 – Dia Internacional da Biodiversidade

27 -  Dia da Mata Atlântica