Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RIOS BRASILEIROS: UMA MORTE ANUNCIADA

         
Olá, queridas amigas e queridos amigos internautas, blogueiros e leitores de nosso blog sobre gestão ambiental!

          Pretendemos construir uma série com o título supracitado. Para tanto, precisamos que vocês nos ajudem, enviando sugestões, reportagens, fotos, denúncias e críticas sobre o secular processo de agressão ambiental que os nossos rios sofrem. Não importam  as dimensões, nem  o "status" geoambiental dos rios em questão. O riacho que corta a cidade onde vocês moram, o " valão " que "passa" nos fundos de sua casa; o famoso rio do município; a bacia hidrográfica estadual, tudo é relevante para nossa série de artigos, que tem como objetivo principal PRESSIONAR as autoridades para que nossos rios não morram.

          Começaremos a nossa série com a chamada sobre a reportagem publicada no jornal "O Correio Braziliense" desse domingo, 27 de dezembro de 2015, p. 19, " Rios do DF estão condenados à morte". Trata-se de uma importante matéria sobre a qualidade das águas que abastecem a população do Distrito Federal. O texto constrói uma relação entre o crescimento urbano desordenado da região e a péssima qualidade da água consumida pela população local, com a contaminação por bactérias, etc.

          Um quadro ilustrativo (CLASSES DE ENQUADRAMENTO DA ÁGUA E SEUS USOS) é apresentado, com as categorias de qualidade fluvial, da EXCELENTE (ESPECIAL) à CLASSE 4 (QUALIDADE RUIM), passando pela ÓTIMA (CLASSE 1), MUITO BOA (CLASSE 2)   e REGULAR (CLASSE 3). O descaso das autoridades públicas com a controle da qualidade da água consumida pela população é GRITANTE!

          Uma nota explicativa  afirma que a Agência Nacional de Águas NÃO inclui os rios federais na classificação do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), por classes, o que leva cada unidade da Federação a fazer a projeção de classificação de seus rios. E no meio dessa BURROCRACIA as populações bebem água contaminada!

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ecodatas de Dezembro

Dezembro

10 – Dia Internacional dos Povos Indígenas

19 – Aniversário da Agência Nacional de Águas - ANA

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

LANÇAMENTO DE LIVRO NA PUC - RIO, às 19h de hoje, 16/11/2015

O livro "RESPONSABILIDADE AMBIENTAL PÓS-CONSUMO: PREVENÇÃO e REPARAÇÃO DE DANOS À LUZ DO PRINCÍPIO DO POLUIDOR - PAGADOR", de Danielle de Andrade Moreira (Direito, PUC - Rio) representa um estudo cuidadoso sobre os impactos causados pela produção de resíduos e sua destinação final. A autora destaca a necessidade da existência de leis realmente eficazes que possam vencer os desafios técnicos e financeiros do descarte pós-consumo.

A leitura do referido livro deve acompanhar o debate sobre o CRIME AMBIENTAL praticado pela SAMARCO, em Mariana ( MG ) e nossas reflexões, que acontecem há cerca de 15 dias.

* ANOTEM: 16/11/2015, às 19h, no Auditório BB ( Ala Frings ), da PUC - Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro.  www.puc-rio.br/editorapucrio

* O evento, promovido pelo Departamento de Direito da PUC - Rio, servirá ainda para a promoção dos livros  "CONSTITUIÇÃO e DIREITOS DAS MULHERES", de Adriana Vidal, e "CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE", de Fábio Leite.     

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Carlinhos de Jesus Inaugura Jardim e Horta Orgânica da Escola Municipal João Saldanha

A turma 1604 da Escola Municipal João Saldanha inaugurou em 11/11/2015 seu jardim e sua horta orgânica. A horta possui vegetais de variados tipos como couve, jiló, coentro, alho-poró, hortelã, morango, capim-limão, salsa, cebolinha, tomilho, manjericão, dentre outros. O jardim, por sua vez, já começou florido.

O projeto foi idealizado pelo Prof. André Smarra, juntamente com a turma 1604. A horta foi toda feita em garrafas PET. Este material foi escolhido para que os alunos pudessem perceber a facilidade de montar hortas e jardins, em pequenos espaços, utilizando material reciclável.

Desta maneira, os alunos da escola aprenderam que podem cultivar várias hortaliças e temperos em casa, utilizando material reciclável, e com baixíssimo custo. Além disso, poderão incorporar em suas refeições alimentos livres de agrotóxicos.

As diretoras da escola, Profa. Maria Lyra e Profa. Rosângela, entusiastas do projeto, estiveram atentas a todas as etapas de montagem e incentivaram a turma em todos os instantes.  

A inauguração da horta ocorreu durante a Feira Cultural da escola e contou com a ilustre participação de Carlinhos de Jesus que fez questão de incentivar e prestigiar o projeto.

A todos que contribuíram de alguma forma o nosso muito obrigado!



domingo, 8 de novembro de 2015

Visita a Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros

No dia 06 de novembro fizemos nossa visita semestral a Fazenda Santo Antonio dos Cordeiros (Silva Jardim - RJ) e, como de costume, soberbamente bem recebidos pelos anfitriões Ayrton Violento e Ana Beatriz Cordeiro.



























quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Desastre Ambiental em Mariana - MG

Uma das barragens de rejeitos da Mineradora Samarco (de propriedade das empresas da Vale do Rio Doce e BHP) rompeu-se na tarde de hoje (05/11/2015) e destruiu o distrito de Bento Rodrigues, na cidade histórica de Mariana - MG.

Este é provavelmente o pior desastre ambiental da história aqui no Brasil e talvez no mundo. Em breve traremos mais informações sobre este terrível desastre ambiental.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A Luta Continua - ABRAÇO AO CANAL DAS TAXAS

A luta pela despoluição do Canal das Taxas continua!


Precisamos que todos se mobilizem e compareçam ao abraço.



Graças a pressão popular capitaneada pelo Vereador Caiado e por Antonio Melo a ACIR programou uma reunião com André Corrêa, Secretário Estadual do Meio Ambiente, onde foi anunciado o início dos estudos para a recuperação do Canal das Taxas e da Lagoinha.



Neste encontro estiveram presentes o vereador Carlo Caiado, Antonio Melo, e representantes da Associação de Moradores.



Tudo isso aconteceu graças à sua participação! 


ABRAÇO AO CANAL DAS TAXAS: sábado (7/11), às 9h, na rua Hermes de Lima!


Reunião: Ao lado da ponte de madeira da via 9 - na Hermes de Lima.



sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Conheça os 17 Objetivos das Metas para o Desenvolvimento Sustentável - 2030

Olá Pessoal!

Como divulgamos no dia 25/09 (quase em tempo real!)  os 193 Estados-Membros da ONU aprovaram os 17 Objetivos e 169 Metas de Desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos.

Neste dia tomei a liberdade de "batizar" o documento como "5 P´s para o Desenvolvimento Sustentável" (em função das áreas consideradas cruciais para o planeta e a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria). 

Hoje, trago os 17 objetivos para o o Desenvolvimento Sustentável, são eles:

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos*

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

(*) Reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima.

Abraços




quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Ecodatas de Outubro

Outubro

3 – Dia Nacional das Abelhas

5 – Dia das Aves

12 – Dia Mundial para a Prevenção de Desastres Naturais e Dia do Mar

15 – Dia do Consumo Consciente

16 – Dia Mundial da Alimentação

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Agenda 2030 - ONU Estabelece Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável


No dia de hoje, por unanimidade, os 193 Estados-Membros da ONU aprovaram os 17 Objetivos e 169 Metas de Desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. O documento, que começou a ser elaborado em 2012 (Durante a Rio+20) indica uma série de ações a serem cumpridas pelos governos de modo a combater a pobreza e, também, propiciar o crescimento econômico.

As ações serão em áreas que, de acordo com a ONU, são cruciais para o planeta e toda a humanidade. São elas: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Me atrevo a denominá-las de 5 P´s para o Desenvolvimento Sustentável.


Acesse AQUI o documento na íntegra (em português).


terça-feira, 22 de setembro de 2015

QUATRO SANTUÁRIOS ECOLÓGICOS/LOCAIS TURÍSTICOS QUE DESAPARECERÃO

Graças à ação desastrosa da humanidade, desde a Revolução Industrial ( 1750 ), vários santuários ecológicos que são reconhecidos como locais turísticos globais e, dessa forma, garantem a sobrevivência de populações das nações que os abrigam, estão ameaçados pelo SUPERAQUECIMENTO GLOBAL. O jornal "O Globo" de domingo, 20/09/2015, p.39, indicou as quatro atrações turísticas do momento que podem desaparecer em breve.

VENEZA: a famosa cidade histórica que encanta o mundo desde a idade Média, pelo fato de suas ruas serem inundadas ( Vai aí um passeio de gôndola  ? ), afogará a indústria turística local e será tragada pelas águas em breve, de acordo com dados do GREENPEACE.

ALPES SUÍÇOS: nesse paraíso dos esquiadores a temperatura subiu três vezes mais que a média global e as geleiras regionais derretem e junto com essas, as pistas de esqui desaparecerão. Quem é capaz de responder o que acontecerá com o Turismo desse país ?

TUVALU: esse minúsculo país insular que está praticamente situado ao nível do mar global ( a sua altitude mais elevada possui apenas 4,5 m ) e é um local visitado pela sua beleza exótica, no meio do oceano. A população local deverá ser evacuada para a Ilha Fiji ( outro país insular que também é ameaçado pelo inexorável aumento do nível do mar ). Em breve teremos uma "ilha-fantasma" !

RECIFES DE CORAIS: os recifes de corais do Mar do Caribe - o Turismo de Aventuras Submarinas movimenta altas cifras na região -, estão morrendo, já que o gás carbônico resultante do aquecimento global é absorvido pelo oceano e impede a calcificação desses lindos testemunhos da evolução biológica que atraem mergulhadores de todo mundo.






segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A ARCA DE NOÉ & A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Cerca de 140 esculturas gigantes de animais navegaram pelo Rio Sena e foram colocadas na região da Torre Eiffel, no sábado, dia 19 de setembro de 2015. A instalação da já aclamada " Arca de Noé Climática " deve-se ao artista francês Gad Weil e serve para aumentar o nível de conscientização da população sobre as drásticas alterações climáticas globais. Vale lembrar que Paris abrigará a 21a.Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP21), no final desse 2015. Oremos, juntos com o famoso colunista do jornal " O Globo ", Ancelmo Góis: que Deus proteja a Mãe Natureza e a nós
nunca desampare......JAMAIS !!!

               * " O Globo ", 20/09/2015, p.39.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

11/09 - Dia Nacional do Cerrado

O cerrado é um  bioma ameaçado presente em 13 estados brasileiros, com sua maior porção no Planalto Central do país, apresentando áreas de contato com vários outros biomas brasileiros, cito Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.