Os avanços da Biotecnologia na tentativa de erradicação de vírus que matam seres humanos são incríveis, ainda que os remédios derivados dessas pesquisas não fiquem logo à disposição dos pacientes (o processo é demorado mesmo).
Também somos surpreendidos pelo poder, que parece-nos ilimitado, da Engenharia Genética, sobretudo nessa década, graças à manipulação genética "in vitro" do DNA humano. Os cientistas anunciam descobertas fantásticas, e em breve várias doenças hereditárias podem ser eliminadas da História da Humanidade. Crianças que nascem nos dias atuais e nascerão nos próximos anos poderão viver mais de cem anos e com um " corpinho de 50 "!!!!
E o Planeta Terra sustentará 12 bilhões de pessoas? O que nós fizemos com a vida, esse presente da Evolução Biológica para muitos, esse milagre de Deus para outros ? Será que não caminharemos para uma sociedade onde somente os nascidos "na proveta" (manipulação do DNA na erradicação de doenças hereditárias) terão vez, ou seja, ocuparão os melhores postos de trabalho, gozarão dos benefícios da sociedade, terão acesso às melhores fontes de água e de alimentos?
A atual reflexão aproxima a Ciência dos ensinamentos do tronco religioso judaico-cristão: "Quem pode endireitar o que Deus criou torto?" (Eclesiastes 7:13). Existem diversos livros de Bioética que nos auxiliarão nessa reflexão. Recomendamos para que possa ' ser assistido com muita seriedade o longa-metragem " GATTACA " ( E.U.A., 1997, 106 min. ), roteirizado e dirigido por Andrew Niccol, e produzido por Danny DeVito. Michael Shanby e Stacy Sher.
O filme tem como cenário uma sociedade do futuro próximo (parece-nos ser o nosso presente) onde a eugenia ( busca da pureza e da melhora racial ), para além do etnocentrismo - chamamos equivocadamente de racismo -, e dos preconceitos socioeconômicos, dita as regras sociais e o status dos indivíduos em um mundo superpopuloso, à beira de uma catástrofe geoambiental, que envia seus melhores cidadãos e cidadãs para colonizar outros mundos. Somente os humanos " perfeitos " são escolhidos para ingressarem em naves espaciais da base Gattaca e partirem em sua missão colonizadora - os melhores " Adãos " & " Evas ", criados pela Ciência e não por Deus.
Essa trama envolve' dois irmãos, um concebido através de um ato amoroso de seus pais, e o outro, para escapar das doenças hereditárias desses pais, é fruto da manipulação - melhora _, do DNA. Em tempo: vale lembrar que o nome " GATTACA " é uma combinação das iniciais dos ácidos ribonucleicos que compõem o DNA: Guanina; Adenina; Timina e Citosina.

Nenhum comentário:
Postar um comentário