
Após a Revolução Industrial, o mundo cresceu expansivamente em termos
populacionais e tecnológicos, com isso, houve uma mudança radical nos processos
de exploração, e a extração de recursos naturais aumentou para atender as
necessidades da população mundial, em consequência, na esfera atual, os
impactos negativos estão bem marcados.
O avanço tecnológico propiciou no surgimento de novos produtos e o consumo virou parte da identidade humana, criamos o hábito de achar que sempre estamos necessitando de algo, mas consumir não é o problema em si, e sim consumir de forma exagerada. Será que o que compramos realmente é necessário? Quanto mais compramos mais a demanda de produção aumenta, mais os recursos são extraídos, mais embalagens são fabricadas e maior é o tempo que a natureza leva para repor, isto é, o planeta está cada vez mais debilitado para sustentar o nosso modo de vida. Os recursos que a natureza oferece são de total importância para as atividades humanas, mas vale lembrar que é imprescindível o equilíbrio ecológico na relação do homem com a natureza.
Cada pessoa produz, em média, 1 quilo de lixo por dia, segundo pesquisas da Abrelpe – Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2015- cerca de 60% das cidades brasileiras encaminham anualmente 30 toneladas de rejeitos para locais inadequados - O acúmulo desses resíduos em solo corresponde ao crescimento de lixões, o que resulta em grandes impactos ambientais de forma negativa comprometendo também a saúde do homem, as consequências do consumo inconsciente e descarte irresponsável devem-se aos maus hábitos do ser humano.
Como descrito no artigo 225 da Constituição Federal - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações - Todos devemos nos conscientizar que os recursos naturais são limitados se não preservados. A população cresce, mas não no mesmo nível de recomposição da natureza, usamos em 1 ano o que a Natureza demora 1,5 para repor. Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais avançada a inovação e o planejamento para o aproveitamento dos resíduos compactuará positivamente no meio ambiente como um todo.
A Sustentabilidade parte de atitudes positivas que colaboram para o equilíbrio do planeta, temos como tripé os três princípios: ambiental, social e econômico.
(o blog não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos(as) autores(as) de postagens).

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir