De acordo com o Ministério do Meio Ambiente "indicadores são informações quantificadas, de cunho científico, de fácil compreensão usadas nos processos de decisão em todos os níveis da sociedade, úteis como ferramentas de avaliação de determinados fenômenos, apresentando suas tendências e progressos que se alteram ao longo do tempo".
Confira os INDICADORES AMBIENTAIS NACIONAIS, na página do MMA, clicando AQUI.
Mais uma vez solicitamos a atenção de vocês para o EXCELENTE & PREMIADO documentário "A Noite dos Tempos" - thriller disponível no YouTube -, com roteiro de Ricardo do Carmo e Lucas Muller. Ricardo é educador, folclorista, escritor, e dirige o filme de 61', enquanto Lucas é um incrível fotógrafo, festejado nas mídias, que produziu belíssimas imagens e arrasou, com seu "drone visceral", como ficou conhecido popularmente.
A transformação radical de uma cidade, representada até pouco tempo por sua natureza exuberante e por suas tradições culturais seculares, e até milenares, representadas por seus sítios arqueológicos, que tornou-se "vítima" da especulação imobiliária e do consumismo.
Dentre os vários depoimentos de historiadores, urbanistas, arquitetos, artistas plásticos, escritores, e demais moradores, acompanhe as falas do arqueólogo Cesar Lotufo, com sua proposta de uma "Utopia Possível", norteada pelo Turismo Sustentável/Turismo Cultural.
Essas falas revelam a ruptura entre a cultura autóctone/autêntica e o futuro incerto! É IMPERDÍVEL e antenado com Turismo, Relações Internacionais, Gestão Ambiental/Direito Ambiental, História, Arquitetura, Produção Cultural, Artes e Jornalismo.
* EM TEMPO: Ricardo é um AMIGO de quase cinco décadas e foi o meu MAIOR incentivador para que cursasse Jornalismo, sobretudo depois que fiz o curso de Fotojornalismo do Jornal "O Globo" - meu pai trabalhou 43 anos nesse jornal -, em convênio com o Liceu de Artes e Ofícios, mas eu segui na Arqueologia/Geociências, e o resto da história vocês conhecem.
Esse EXCELENTE trabalho de cinema PRECISA SER DIVULGADO; DEVE SER CONHECIDO pelo grande público do Rio de Janeiro, apesar de ter conquistado prêmios e participado de vários festivais, após ter sido lançado, em meados de 2017.
ACOMPANHEM esse depoimento do Lotufo sobre o filme:
"Sou o arqueólogo e professor universitário Cesar Lotufo, que presta depoimentos nesse EXCELENTE documentário, com roteiro do amigo e colega Professor Ricardo do Carmo - escritor e diretor do filme -, e do incrível fotógrafo Lucas Miiller, que apresenta "diferentes Cabo Frio", através do seu "drone visceral", como ficou conhecido nas mídias populares. Nesse FANTÁSTICO ensaio visual, crítico e visceral ( repito ), apresento uma "Utopia" diferente da proposta por Thomas Morus; trata-se de uma" utopia possível", através do Turismo Sustentável; do Turismo Cultural; aquele que poderá resgatar a Cabo Frio de tantos povos autóctones, de ambientalistas, pesquisadores e educadores".
Confiram as fotos da palesta
"O POTENCIAL TURÍSTICO DE LUMIAR– NOVA FRIBURGO/RJ: UMA ESTRATÉGIA PARA A
VALORIZAÇÃO DO SEU LEGADO SOCIOAMBIENTAL E CULTURAL" que ministrei hoje na
Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América.
Olá Pessoal! Na próxima semana, dia 15 de maio, irei ministrar palesta "O POTENCIAL TURÍSTICO DE LUMIAR– NOVA FRIBURGO/RJ: UMA ESTRATÉGIA PARA A VALORIZAÇÃO DO SEU LEGADO SOCIOAMBIENTAL E CULTURAL" na Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América. Local: Sala 305 D Horário: 16h30min