Bom dia, QUERIDAS AMIGAS & QUERIDOS AMIGOS !
Mais uma vez solicitamos a atenção de vocês para o EXCELENTE & PREMIADO documentário "A Noite dos Tempos" - thriller disponível no YouTube -, com roteiro de Ricardo do Carmo e Lucas Muller. Ricardo é educador, folclorista, escritor, e dirige o filme de 61', enquanto Lucas é um incrível fotógrafo, festejado nas mídias, que produziu belíssimas imagens e arrasou, com seu "drone visceral", como ficou conhecido popularmente.
A transformação radical de uma cidade, representada até pouco tempo por sua natureza exuberante e por suas tradições culturais seculares, e até milenares, representadas por seus sítios arqueológicos, que tornou-se "vítima" da especulação imobiliária e do consumismo.
Dentre os vários depoimentos de historiadores, urbanistas, arquitetos, artistas plásticos, escritores, e demais moradores, acompanhe as falas do arqueólogo Cesar Lotufo, com sua proposta de uma "Utopia Possível", norteada pelo Turismo Sustentável/Turismo Cultural.
Essas falas revelam a ruptura entre a cultura autóctone/autêntica e o futuro incerto! É IMPERDÍVEL e antenado com Turismo, Relações Internacionais, Gestão Ambiental/Direito Ambiental, História, Arquitetura, Produção Cultural, Artes e Jornalismo.
* EM TEMPO: Ricardo é um AMIGO de quase cinco décadas e foi o meu MAIOR incentivador para que cursasse Jornalismo, sobretudo depois que fiz o curso de Fotojornalismo do Jornal "O Globo" - meu pai trabalhou 43 anos nesse jornal -, em convênio com o Liceu de Artes e Ofícios, mas eu segui na Arqueologia/Geociências, e o resto da história vocês conhecem.
Esse EXCELENTE trabalho de cinema PRECISA SER DIVULGADO; DEVE SER CONHECIDO pelo grande público do Rio de Janeiro, apesar de ter conquistado prêmios e participado de vários festivais, após ter sido lançado, em meados de 2017.
FAÇAM CONTATO com o Ricardo: mestresdopovo@gmail.com
ACOMPANHEM esse depoimento do Lotufo sobre o filme:
"Sou o arqueólogo e professor universitário Cesar Lotufo, que presta depoimentos nesse EXCELENTE documentário, com roteiro do amigo e colega Professor Ricardo do Carmo - escritor e diretor do filme -, e do incrível fotógrafo Lucas Miiller, que apresenta "diferentes Cabo Frio", através do seu "drone visceral", como ficou conhecido nas mídias populares. Nesse FANTÁSTICO ensaio visual, crítico e visceral ( repito ), apresento uma "Utopia" diferente da proposta por Thomas Morus; trata-se de uma" utopia possível", através do Turismo Sustentável; do Turismo Cultural; aquele que poderá resgatar a Cabo Frio de tantos povos autóctones, de ambientalistas, pesquisadores e educadores".


Nenhum comentário:
Postar um comentário