Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Confiram o resumo do nosso trabalho "IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM LUMIAR (NOVA FRIBURGO - RJ"

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM LUMIAR (NOVA FRIBURGO - RJ 

André Luís Soares Smarra1; Cesar Augusto Lotufo2; Renato Ribeiro Pitta3; Leandro Miguel Guerise4; Luís Fabiano Soares Smarra5 

1 Mestre, Universidade Estácio de Sá. andre@smarra.com.br
2Mestre, Universidade Estácio de Sá. lotufocesar@gmail.com
3 Mestre, Universidade Estácio de Sá. renatoribeiropitta@yahoo.com.br
4 Especialista, Universidade Estácio de Sá. leandro@atlantis.eco.br
5 Mestre, Universidade de São Paulo. fabianosmarra@gmail.com



RESUMO 
Lumiar é um dos distritos de Nova Friburgo – RJ possui um clima tropical de altitude, com temperaturas amenas no verão e frias no inverno. Caracteriza-se por possuir natureza exuberante, como matas, rios, cachoeiras e trilhas. Existem, no local, diversas pousadas e restaurantes além de alguns eventos que ocorrem ao longo do ano. A localidade é também procurada por pessoas que praticam as modalidades de ecoturismo (caminhadas) e de esporte e aventura (cavalgada, trekking e outros). Existe um grande fluxo de pessoas, sem qualquer tipo de controle. O objetivo do trabalho é determinar o potencial de ecoturismo de Lumiar e avaliar os problemas ambientais e de infraestrutura turística do local. A metodologia consistiu no levantamento dos pontos turísticos, históricos, e dos problemas ambientais foi realizado através de visitas, in loco, e, também, pelo registro fotográfico dos mesmos. Também foi feita a análise da literatura científica disponível para a determinação dos referidos pontos. A infraestrutura do local (existência de hotéis, pousadas, bancos, restaurantes, etc; foi realizada através de pesquisa bibliográfica, sites especializados e visitas in loco. Os resultados obtidos revelaram que ainda não ocorreu a descaracterização ambiental do distrito de Lumiar porém, falta um planejamento estratégico para o turismo local, como o mapeamento de todas as áreas turísticas, limitação de turistas/dia por local e ausência de um calendário anual de eventos. Foi constatado, em dias de muito movimento, lixo nas principais cachoeiras da região pontos turísticos. Com relação à infraestrutura o local não possui bancos, e nem posto de saúde 24h. Conclui-se que o local precisa, com urgência, de um plano de turismo sustentável, de modo a minimizar os impactos, investimento em infraestrutura e projetos de educação ambiental voltados ao turismo. Desta forma a atratividade turística será mantida e os produtos turísticos ofertados estarão vinculados aos perfis e necessidades do turista. 

Palavras-chave: Lumiar. Turismo Sustentável. Ecoturismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário