Olá Pessoal!
Na data de hoje, além do "Descobrimento" do Brasil também comemoramos(?) o Dia da Terra.
Esta data foi instituída pelo senador americano Gaylord Nelson em 22 de abril de 1970 com o objetivo de criar uma consciência comum aos problemas ambientais como contaminação, preservação da biodiversidade e outros problemas ambientais, de modo a proteger nosso planeta.
Constantemente lembrada pelo Prof. Cesar Lotufo, em suas aulas e palestras, a Carta da Terra foi proposta durante a Rio-92 (ECO-92) e discutida por Governos e ONGs. Em função do texto ainda não estar maduro não houve consenso e o mesmo foi substituído pela Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Em 1997 foi redigido o primeiro esboço da Carta da Terra sob a coordenação de Maurice Strong (ONU) e Mikhail Gorbachev (Cruz Verde Internacional) e após amplo debate e discussão (em todos os continentes, envolvendo 46 países e mais de 100.000 pessoas) em 1999 Steven Rockfeller escreveu o segundo esboço.
A Carta da Terra foi ratificada entre 12 e 14 de março de 2000, tendo Leonardo Boff como representante da América Latina, na Comissão da Carta da Terra.
Entendemos que é uma data a ser lembrada já que não há nada o que ser comemorado. Que o dia de hoje seja o marco da reflexão socioambiental em nosso planeta.
Clique AQUI para ler a Carta da Terra na íntegra!

Nenhum comentário:
Postar um comentário