Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2015

Aquíferos Brasileiros - Parte I

Olá pessoal!

Esta semana decidi escrever um pouco sobre os aquíferos brasileiros, sua importância, localização e principais problemas. Serão cinco postagens sobre os principais aquíferos dando destaque ao Guarani e o Alter do Chão.

O Brasil possui uma grande quantidade de aquíferos que são formações geológicas subterrâneas capazes de armazenar água. As rochas que o formam são porosas e permeáveis, portanto, capazes de reter e ceder água.

Dentre eles destacam-se o Guarani e Alter do Chão (o primeiro é o maior do mundo em extensão e o segundo o maior em volume d`água). Também merecem destaque Cabeças, Urucuia-Areado e Furnas. De acordo com REBOUÇAS et al., (2002) eles desempenham importantes papeis no meio ambiente cumprindo funções como:

a) função de produção, que corresponde à função tradicional de produção de água para consumo humano, industrial e/ou irrigação; 

b) função de estocagem e regularização: utilização do aquífero para estocar excedentes de água que ocorrem durante as enchentes dos rios; estocagem de excedentes da capacidade máxima das estações de tratamento durante os períodos de demanda baixa ou resultantes do reaproveitamento de efluentes domésticos e/ou industriais; 23 

c) função de filtro: corresponde à capacidade filtrante e de depuração biogeoquímica do maciço natural permeável, razão da implantação dos poços a distâncias adequadas de rios perenes, de lagoas, lagos ou reservatórios, para extrair água naturalmente clarificada e purificada, reduzindo substancialmente os custos dos processos convencionais de tratamento; 

d) função ambiental: a hidrogeologia evoluiu de enfoque naturalista tradicional (década de 40) para hidráulico quantitativo até a década de 60, época a partir da qual se desenvolveu a hidroquímica em função da intensa utilização de insumos químicos nas áreas urbanas industriais e nas atividades agrícolas, o que fez com que, na década de 80, surgisse a necessidade de uma abordagem multidisciplinar integrada na geohidrologia ambiental; 

e) função transporte: é a utilização do aquífero como um sistema de transporte de água entre zonas de recarga artificial ou natural e áreas de extração excessiva; 

f) função energética: utilização da água subterrânea aquecida pelo gradiente geotermal como fonte de energia elétrica ou termal; 

g) função mantenedora: é a que mantém o fluxo de base dos rios; 

h) função estratégica: água contida no aquífero por acumulação durante muitos anos ou séculos, constituindo, portanto, reserva estratégica para épocas de pouca ou nenhuma chuva.  

O mapa abaixo mostra a distribuição geográfica dos principais aquíferos brasileiros.
REBOUÇAS, Aldo da Cunha; BRAGA, Benedito; TUDINISI, José Galizia. Águas doces no Brasil: Capital ecológico, uso e conservação. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Escrituras, 2002. 702p.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

DIA DO GESTOR AMBIENTAL

Nossa singela homenagem a estes profissionais que, dentre muitas outras coisas, são responsáveis por garantir o uso racional dos recursos naturais, de modo a preservar a biodiversidade.






sábado, 13 de junho de 2015

A HUMANIDADE PROMOVE A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E A REDUÇÃO DA BIODIVERSIDADE PLANETÁRIA!

Quando estudamos na escola e alguns também na universidade a Teoria da Seleção Natural das Espécies, de Charles Darwin, concluída em 1859, a partir de uma incrível viagem científica do pesquisador, pelo mundo, aprendemos que  obstáculos naturais hidrográficos, oceânicos e geológicos-geomorfológicos derivados do tectonismo de placas, como cordilheiras montanhosas, vulcões e depressões periféricas, contribuíram para a evolução biológica de vegetais e animais e também para a sua incrível diversidade.

Aprendemos também que o ser humano, na sua história de ocupação do espaço geográfico e de sua consequente degradação geoambiental, introduziu novas espécies, muitas vezes com a finalidade de combater pragas agrícolas, além de caçar, sem tréguas, os animais que considerava perigosos para os seus rebanhos, ou pelo simples prazer de matar. Esses atos inconsequentes contribuíram para o desaparecimento de várias espécies, ou para a redução de sua diversidade biológica. Isso sem falar da poluição generalizada do solo, água e ar, que colocaram na lista de animais e vegetais extintos ou em risco de extinção, muitas, muitas, mas muitas outras espécies.

Em trabalho recente, publicado na Revista Science, de junho, a equipe de pesquisadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (PORTUGAL) e do Centro de Pesquisas em Biodiversidade da Alemanha, liderada por César Capinha, apresentou o resultado de suas análises sobre uma Biogeografia do Antropoceno, especificamente para gastrópodes, onde demonstraram que a dispersão das espécies pela humanidade, a partir dos séculos XV e XVI, quando da expansão marítima, em busca de novos mercados para a exploração de matéria prima e obtenção de mão-de-obra e de consumidores.

Antes dessa globalização econômica a homogenização das espécies era mínima, limitada às grandes regiões biogeográficas. Hoje, entretanto, o quadro é bem diferente, com uma redução acentuada da biodiversidade, em escala planetária.

O estudo foi realizado com 175 espécies de gastrópodes encontradas em 56 países ou sub-regiões geográficas, sendo possível constatar como essas espécies teriam " saído " de suas áreas de origem, a partir dessas viagens comerciais marítimas seculares.

Mesmo que o estudo seja restrito aos gastrópodes, vale o alerta para as demais espécies animais e vegetais, já que a redução da biodiversidade e a crescente homogenização, em escala planetária, são fatos.

            Para saber mais: jornal " O Globo ", 12/06/2015, p. 27. 


terça-feira, 9 de junho de 2015

Bactérias KPC nas praias de Botafogo e Flamengo

Na verdade KPC não é o nome da bactéria e sim de uma enzima produzida por ela e que consegue inativar antibióticos, inclusive os mais potentes utilizados nos casos de infecções hospitalares. Portanto, o termo correto é: bactérias produtoras de KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). São denominadas superbactérias (multirresistentes) por serem capazes de inativar a eficácia de vários antibióticos, limitando, assim, as possíveis opções para o tratamento de infecções graves

Ela pode ser encontrada em fezes, na água, solo, vegetais e frutas. A infecção ocorre, em ambiente hospitalar, através do contato com secreções do paciente, caso as normas de desinfecção e higiene não sejam respeitadas. Pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, no trato urinário, em feridas cirúrgicas podendo evoluir para infecção generalizada, muitas vezes levando a óbito.

De acordo com o trabalho publicado por Montezzi, L.F. et al (2014) no 27o Congresso Brasileiro de Microbiologia, "foram encontradas bactérias produtoras de KPC em água superficial das praias Flamengo e Botafogo, (...) nelas acontecem atividades recreativas, o que pode significar uma fonte de disseminação comunitária de multirresitentes". A conclusão do trabalho é enfática sobre a poluição "Bactérias produtoras de KPC são endêmicas em hospitais brasileiros, sendo também encontradas em esgotos. No Rio de Janeiro (RJ), um volume substancial de esgoto não tratado é lançado na Baia de Guanabara, que se comunica com as praias".

Durante o apitaço ocorrido no dia 06/06, na praia de Botafogo, onde ambientalistas, liderados pelo biólogo Mário Moscatelli, chamavam a atenção do poder público para a poluição da Baia de Guanabara, a microbiologista clínica e hospitalar Rosimary Vega, em entrevista para o Jornal O Globo, revelou que  "pacientes tem essas bactérias e posso afirmar que isso é coisa muito grave. Os antibióticos que faziam efeito, hoje, não funcionam mais e há gente morrendo".



Fontes:

BACTÉRIA KPC. Disponível em <http://www.bacteriakpc.com.br/>. Acesso em 09/06/2015.

MADEIRA, A.M.  Infecção pode matar e tem se alastrado, fique atento e saiba como se prevenir. Disponível em <http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12215-respondemos-13-duvidas-sobre-a-superbacteria-kpc>. Acesso em 09/06/2015

MONTEZZI, L.F. et al. Ocorrência de bactérias produtoras de Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) em praias do Rio de Janeiro: uma ameaça à saúde pública? 27o  Congresso Brasileiro de Microbiologia (2014). Disponível em < http://www.sbmicrobiologia.org.br/cd27cbm/resumos/R0687-1.html>. Acesso em 09/06/2015.

RUBIM, M. Biólogo promove 'apitaço' pela recuperação da Baía de Guanabara - Ato aconteceu na areia da Praia de Botafogo e contou com a presença de atletas. Disponível em <http://oglobo.globo.com/rio/biologo-promove-apitaco-pela-recuperacao-da-baia-de-guanabara-16369907 >. Acesso em 09/06/2015.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

08/06 - Dia Mundial dos Oceanos

Olá Pessoal!


Hoje, 08 de junho "comemora-se" o Dia Mundial dos Oceanos. Esta data foi proposta pelo governo canadense durante a ECO-92. Somente em 1998 é que a UNESCO, através da Comissão Intergovernamental Oceanográfica apoiou a data. A ONU só veio a reconhecer este dia no ano de 2008.

O Dia Mundia dos Oceanos não é uma data para se comemorar (infelizmente). Trata-se de um momento para refletir sobre as ações negativas do Homem sobre o meio ambiente, em especial os ecossistemas marinhos que, atualmente, tem menos de 4% de suas áreas legalmente protegidas.

Hoje, temos um quadro preocupante: aumento do nível do mar, capas de gelo derretendo, acidificação do oceano, zonas mortas, eflorescências algais nocivas, branqueamento de corais, o declínio da população de peixes e dos ecossistemas, dentre outros problemas.

Irina Bokova, diretora geral da UNESCO, afirma que "um planeta sustentável não pode existir sem um oceano saudável".

Em nossa opinião o momento de refletir já passou... É hora de agir!


domingo, 7 de junho de 2015

Apitaço na Baia de Guanabara tem Grande Repercussão no Brasil e no Mundo

Olá Pessoal!

Para mostrar a grandiosidade e sucesso do evento de ontem (06/06) na Baia de Guanabara reuni algumas das notícias divulgadas pelo Brasil e pelo mundo!

Quem souber de novas publicações, por favor, coloque o link nos comentários da postagem que acrescento ao texto.

Eis aqui a prova da vitoriosa batalha:

Estado de Minas  http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2015/06/06/interna_nacional,655440/apitaco-pede-despoluicao-da-baia-de-guanabara.shtml

Folha de São Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1638573-em-apitaco-manifestantes-cobram-despoluicao-da-baia-de-guanabara.shtml

G1 - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/baia-de-guanabara-recebe-apitaco-por-despoluicao.html

Jornal do Brasil - http://www.jb.com.br/rio/noticias/2015/06/06/manifestantes-pedem-despoluicao-da-baia-de-guanabara/

O Globo - http://oglobo.globo.com/rio/biologo-promove-apitaco-pela-recuperacao-da-baia-de-guanabara-16369907

Painel Notícias http://www.painelnoticias.com.br/noticia/2015/6/6/apitaco_pede_despoluicao_da_baia_de_guanabara

Portugal Digital - http://portugaldigital.com.br/sociedade/ver/20094928-ambientalistas-alertam-sobre-poluicao-da-baia-de-guanabara

Rede Globohttps://de.eurosport.yahoo.com/fotos/brazilian-biologist-mario-moscatelli-athletes-protest-botafogo-beach-photo-152856071.html

Terrahttp://noticias.terra.com.br/ciencia/ambientalistas-promovem-apitaco-contra-poluicao-da-baia-de-guanabara,3593771f88d6c18e993144bb4ce456d9kmc8RCRD.html

Alemanha - https://de.eurosport.yahoo.com/fotos/brazilian-biologist-mario-moscatelli-athletes-protest-botafogo-beach-photo-152856071.html

                 Europe Online Magazine - http://www.europeonline-magazine.eu/umweltschuetzer-kritisieren-verschmutzung-von-rios-segelrevier_395443.html

ColômbiaRede NTN24 -  - http://www.ntn24.com/noticia/pitazo-contra-la-falta-de-limpieza-en-la-bahia-de-rio-de-janeiro-sede-de-los-juegos-olimpicos-2016-54324

EUA - New York Times http://mobile.nytimes.com/aponline/2015/06/06/sports/olympics/ap-oly-rio-2016-dirty-water.html?referrer&_r=1

México http://www.oem.com.mx/eloccidental/notas/n3832436.htm

                 Quequi - http://www.quequi.com.mx/56_videos/3149113_brasilenos-piden-con-pitos-y-bocinas-descontaminar-la-bahia-de-guanabara-de-rio.html

Reino Unido - Demotix - http://www.demotix.com/photo/7788657/rio-cariocas-protest-demand-clean-brazils-guanabara-bay

República Checa - http://www.rozhlas.cz/zpravy/amerika/_zprava/zatoka-guanabara-v-rio-de-janeiru-je-plna-odpadu-a-fekalii-do-olympiady-se-ji-vycistit-nepodari--1498777








sábado, 6 de junho de 2015

Manifestação Contra a Poluição da Baia de Guanabara

Sob o comando do biólogo Mario Moscatelli, líder da Aliança Rebelde, dezenas de ambientalistas promoveram um apitaço em defesa da Baia de Guanabara. A manifestação ocorreu simultaneamente nas praias de Botafogo e Icaraí, na data de hoje (06/06) entre 11h e 12h30min.

De acordo com o biólogo a despoluição do local é possível mas é preciso uma política de Estado, independente de partidos, que dê continuidade aos projetos e, principalmente, que aplique corretamente o dinheiro.

Em janeiro de 2015, o governo afirmou que a meta de despoluição de 80% não seria cumprida e que seriam necessários R$ 10 bilhões de reais somente para universalizar o saneamento básico dos municípios do entorno da Baia da Guanabara.

Enquanto isso, o local sofre uma degradação progressiva!

O protesto foi um grande sucesso e demonstra que a preocupação e engajamento da sociedade está aumentando. Hoje foram dezenas, em breve serão milhares.

A grande luta, agora com o apoio da OAB, é obrigar o poder público a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC que, dentro outras coisas, traz metas mensuráveis a serem cumpridas durante o processo de despoluição.


06/06 - FECHAMENTO SIMBÓLICO DA BAIA DA GUANABARA

Hoje, 06/06 (sábado), de 11h às 12h haverá o fechamento simbólico da Baia da Guanabara. Nos últimos anos, de acordo com as divulgações do biólogo Mario Moscatelli, foram gastos mais de R$ 10 bilhões no processo de despoluição com "resultados pífios".

Às 12h está previsto o buzinhço, panelaço e apitaço em dois pontos de concentração: Praia de Botafogo (Rio de Janerio) e Praia de Icaraí (Niterói).

A manifestação foi organizada pelo biólogo Mario Moscatelli e pela Aliança Rebelde, grupo que busca soluções para a degradação ambiental no Rio de Janeiro.

COMPAREÇAM!


sexta-feira, 5 de junho de 2015

ANA - Agência Nacional de Águas - Cursos Online Grátis

Olá Pessoal!

Alguns cursos online, oferecidos pela Agência Nacional de Águas, ainda possuem vagas. Acessem, AQUI, o portal e façam sua inscrição o quanto antes.

Existem, até o momento, vagas para os cursos de:

Hidrologia básicaOutorga do Direito de uso dos Recursos Hídricos

Não Percam!!!


05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, na cidade de Estocolmo (Suécia), no período de 05 a 16 de junho aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
Desta reunião, que contou com a presença de 113 países e mais de 400 instituições governamentais e não-governamentais, resultou um importante documento conhecido como a Declaração de Estocolomo, que conta com 26 princípios norteadores para a relação do ser humano com o meio ambiente.
Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas de 1972, foi aprovada a proposta para a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, com o objetivo de coordenar e acelerar as atividades de proteção ambiental dentro da ONU e de seus países membros. Foi criado um Fundo Voluntário para o Meio Ambiente e o dia 05 de junho passou a ser o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Em nosso modesto entendimento, esta data (05 de junho) passa a ter bastante destaque no cenário internacional e precisa ser vista não como um dia para atividades ambientais e sim como um marco anual para a reflexão sobre os problemas ambientais existentes e a lesiva ação do Homem sobre o meio ambiente.


terça-feira, 2 de junho de 2015

02/05 - DICA AMBIENTAL

Ao lavar a calçada utilize uma vassoura de verdade ao invés da mangueira. Ao final, se for necessário, jogue um balde d`água (de preferência aquela que você coletou do tanquinho ou máquina de lavar). Lembre-se, fazendo isso e dependendo do tamanho da calçada você economiza de 250 a 600 litros de água.







segunda-feira, 1 de junho de 2015

+ DE 20.000 VISUALIZAÇÕES

Olá Pessoal!

É com grande orgulho e satisfação que agradecemos a todos(as) leitores(as) por nos ajudarem a atingir a incrível marca de 20.000 acessos.

Agradecemos todas as sugestões e contribuições que temos recebido ao longo destes meses e pedimos que continuem enviando matérias, solicitações e críticas.

Um grande abraço!

  André Smarra e Cesar Lotufo