Sob o comando do biólogo Mario Moscatelli, líder da Aliança Rebelde, dezenas de ambientalistas promoveram um apitaço em defesa da Baia de Guanabara. A manifestação ocorreu simultaneamente nas praias de Botafogo e Icaraí, na data de hoje (06/06) entre 11h e 12h30min.
De acordo com o biólogo a despoluição do local é possível mas é preciso uma política de Estado, independente de partidos, que dê continuidade aos projetos e, principalmente, que aplique corretamente o dinheiro.
Em janeiro de 2015, o governo afirmou que a meta de despoluição de 80% não seria cumprida e que seriam necessários R$ 10 bilhões de reais somente para universalizar o saneamento básico dos municípios do entorno da Baia da Guanabara.
Enquanto isso, o local sofre uma degradação progressiva!
O protesto foi um grande sucesso e demonstra que a preocupação e engajamento da sociedade está aumentando. Hoje foram dezenas, em breve serão milhares.
A grande luta, agora com o apoio da OAB, é obrigar o poder público a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC que, dentro outras coisas, traz metas mensuráveis a serem cumpridas durante o processo de despoluição.

Nenhum comentário:
Postar um comentário