Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

MMA - Consultoria de pessoa física para o desenvolvimento de produtos de comunicação

  • Projeto BRA/16/G71 - Termo de Referência para contratação de consultoria de pessoa física para o Termo de Referência para contratação de consultoria de pessoa física para o desenvolvimento de produtos de comunicação, realização de marketing para promoção de eventos e cursos, e divulgação das atividades e resultados dos projetos implementados no âmbito da ações para proteção da camada de ozônio no Brasil. Os 
  • interessados devem enviar CV para ozonio@mma.gov.br até 07/01/2018. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente).

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Segunda Chamada para Seleção de Bolsistas para a concessão de bolsas de auxílio e fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico

A FUNAPE torna pública a Segunda Chamada para Seleção de Bolsistas para a concessão de bolsas de auxílio e fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico nas modalidades Apoio Científico e Apoio Técnico Científico para apoio às atividades previstas no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar. As manifestações devem ser enviadas até dia 08 de dezembro de 2017. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente).

Maiores informações: http://www.funape.org.br/site/noticias/lista_noticia.php?nid=13332


domingo, 3 de dezembro de 2017

IX Oficina A3P - INCQS da Fiocruz

Olá Pessoal!

Repassando a mensagem que recebi via Facebook:

No dia 07 de dezembro, será promovida a IX Oficina A3P com o tema sobre qualidade de vida. 
O evento é aberto e acontece no auditório do INCQS da Fiocruz, das 9h às 12h. 

Confira abaixo as temáticas da oficina:

Tema: Fiocruz Saudável por Fátima Rangel, Coordenadora de Saúde do Trabalhador na Fiocruz (CST/Cogepe), Doutora em Bioética e Ética aplicada a Saúde Coletiva e atual Coordenadora do Comitê Executivo do Programa Fiocruz Saudável;

· Tema: Nutrição por Wanessa Natividade, Tecnologista em Saúde Pública; Nutricionista no setor da nutrição Nust/CST/Cogepe e coordenadora do Programa Circuito Saudável;

· Tema: Práticas integrativas por Tiago Monteleone, colaborador da Fiocruz, engenheiro químico, atua na área de resíduos perigosos do DGA/Cogic e é instrutor da Fundação Internacional Arte de Viver;

· Tema: Práticas integrativas por Gabriela Franco, servidora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), assistente social, professora de Yoga e participa do Programa das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) na Fiocruz.


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

CRÔNICAS DE UM MUNDO SOMBRIO - A ERA DO ANTROPOCENO

Para a galera que nos acompanha, informamos que reunimos algumas notasgeoambientais sobre a desastrosa passagem  da raça humana sobre o planeta Terra. Esperamos assim, contribuir para a formação de uma " Ecoaliança " em favor da " Boa Saúde", de nossa Mãe-Terra ! Divulguem, critiquem, enfim, PARTICIPEM desse esforço conjunto por uma gestão socioambiental dos nossos escossistemas e estruturas geológicas e geo-morfológicas.

Esse nosso primeiro comentário tem por base o vulcão que entrou em erupção,em Bali (INDONÉSIA), no último final-de-semana. Localizado em uma região de grandes atrativos turísticos, o Monte Agung ameaça os cerca de 25 mil moradores locais, além dos milhares de turistas que visitam a região, ininterruptamente. A fumaça, que já atingiu 4 mil metros de altitude e pode chegar a 6 mil, já cancelou todos os vôos, e as cinzas vulcânicas expulsaram os cidadãos para regiões distantes do Monte Agung. Para os arquivos de nossas memórias, esse vulcão, quando entrou em erupção pela última vez - corria o ano de 1963 -, exterminou mais de mil pessoas e destruiu centenas de vilas.

             Desde a Revolução Industrial, em 1750, a humanidade aumenta a densidade demográfica em áreas de intenso tectonismo, além de explorar de forma IRRACIONAL, vales, depressões, regiões de encontro de placas tectônicas e de atividades vulcânicas, em busca de petróleo e minerais energéticos e/ou preciosos; e os testes nucleares, além das explosões atômicas de Hiroshima e Nagasáqui, em 1945;  acidente da usina radioativa    de Chernobyl ( ex-URSS ), em 1986; ETC.

         Em decorrência dessas " ATIVIDADES DESASTROSAS ", terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas tornaram-se mais frequentes. Parece-nos, em princípio, que a nova era geológica, conhecida como ANTROPOCENO, representa, na verdade, o desejo da humanidade de se tornar " escrava de Hades ", o deus da Mitologia Clássica Grega que governava o inferno.

* PARA SABER MAIS:  tectonismo de placas; deriva continental; vulcanismo; magmatismo; plutonismo; maremotos; terremotos; Sismologia; deus Hades; deus Plutão; catástrofes geológicas; crosta terrestre.     

domingo, 26 de novembro de 2017

Reciclagem de Alumínio

Olá Pessoal!

Partindo da dica ambiental da postagem anterior, aqui vai um vídeo interessante sobre a reciclagem de latas de alumínio no Brasil. :)

Abraços



domingo, 19 de novembro de 2017

Dica Ambiental

Se cada brasileiro encaminhar uma latinha para a reciclagem, a economia de energia elétrica da produção de novas latinhas a partir desse material equivale ao consumo de quase 220 mil residências por um mês? Pequenas ações podem ter grandes impactos. Fonte: Ministério do Meio Ambiente:http://www.mma.gov.br/


domingo, 12 de novembro de 2017

Manual de Licenciamento Ambiental

Olá Pessoal!

Ainda falando sobre Licenciamento Ambiental, o site do CRBio-05 disponibiliza o "Manual de Licenciamento Ambiental".

Para acessá-lo basta clicar AQUI.

Abraços

domingo, 5 de novembro de 2017

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BÁSICA

Olá Pessoal!

Mais um livro disponível!

O site do Ministério Meio Ambiente disponibiliza o livro "Legislação Ambiental Básica".

Para acessá-lo basta clicar AQUI.

Abraços

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Manual de Licenciamento Ambiental - Guia de Procedimentos Passo a Passo


Olá Pessoal!

O Ministério do Meio Ambiente, disponibilizou o "Manual de Licenciamento Ambiental - Guia de Procedimentos Passo a Passo".

Para que quiser acessar o documento na íntegra basta clicar AQUI.

Abraços

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

PRODUTO INTERNO VERDE

No dia 17 de outubro de 2017 foi sancionada a Lei 13.493 que estabelece o PRODUTO INTERNO VERDE - PIV, em cujo cálculo será considerado o patrimônio ecológico nacional. 

Ao meu ver a lei já começa errada... 

Em seu artigo primeiro temos:

Art. 1o O órgão federal responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) divulgará também, se possível anualmente, o Produto Interno Verde (PIV), em cujo cálculo será considerado, além dos critérios e dados tradicionalmente utilizados, o patrimônio ecológico nacional.

Sem entrar no mérito político temos logo de início "(...) divulgará, se possível anualmente, o Produto Interno Verde (PIV) (...). Se possível? Será? O texto dá margem para divulgação do índice apenas quando for de interesse do governo.


De acordo com o Art.2o  , § 2o  A metodologia para o cálculo do PIV deverá ser amplamente discutida com a sociedade e as instituições públicas, incluindo o Congresso Nacional, antes de um sistema de contas econômicas ambientais ser oficialmente adotado no Brasil.

Qual a finalidade de uma lei que divulgará o índice estabelecido quando possível e que ainda nem possui metodologia de cálculo? 

Começou errado... 


Leia a lei na íntegra clicando AQUI.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Manual de etnobotânica : plantas, artefatos e conhecimentos indígenas

Foi lançado no dia 10/10, o Manual de etnobotânica: plantas, artefatos e conhecimentos indígenas. O projeto é realizado em parceria pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), o Instituto Socioambiental (ISA), o Jardim Botânico Real de Kew, a Birkbeck - Universidade de Londres, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). (Fonte:ISA)

PARA OBTER O MANUAL CLIQUE AQUI.



quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Ministério do Meio Ambiente abre Consulta em Logística Reversa

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) pôs em consulta pública a minuta do Termo de Compromisso para a implantação do sistema de logística reversa das embalagens de aço. As contribuições podem ser enviadas até 3 de novembro de 2017, por meio do site Consultas Públicas. A proposta é recolher, em até 36 meses após a formalização do compromisso, pelo menos 148,17 toneladas de embalagens de aço por dia, ampliando em 14,9% as atuais taxas de reciclagem no pós-consumo. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente).
CLIQUE AQUI E VEJA O PASSO-A -PASSO PARA PARTICIPAR!

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Guia para a Formulação de Políticas Públicas Estaduais e Municipais de Pagamento por Serviços Ambientais

Olá Pessoal!

O Ministério do Meio Ambiente já disponibiliza para download o "Guia para a Formulação de Políticas Públicas Estaduais e Municipais de Pagamento por Serviços Ambientais".

Para baixar basta clicar AQUI.


sábado, 30 de setembro de 2017

CONHEÇA O SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS - SINIR


O Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, SINIR, é um dos Instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela Lei no. 12.305, de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto no. 7.404, de 23 de dezembro de 2010. A PNRS está basicamente ancorada neste Sistema de Informações e a evolução de sua concepção envolverá o Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente (SINIMA) e o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento Básico (SINISA), atual SNIS coordenado pelo Ministério das Cidades. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente).


domingo, 24 de setembro de 2017

Aberta chamada para o Circuito Tela Verde

A 9ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde está com inscrições abertas até o dia 07 de novembro. 

O evento reúne vídeos com conteúdo socioambiental. Os trabalhos selecionados serão exibidos nas salas verdes em todo o território nacional. O circuito estimula as atividades de educação ambiental, a participação e a mobilização social.

Para maiores informações acesse o site do Ministério do Meio Ambiente clicando AQUI.


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CONTRIBUA PARA O EDUCA CLIMA

Instruções para preenchimento do formulário de identificação de ações de educação e conscientização pública em mudança do clima.
 
O link a seguir  contém instruções para o preenchimento do formulário de identificação de ações de educação e conscientização pública relativas à temática da mudança do clima, da maneira mais ampla e abrangente possível.
 

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Zoneamento Ecológico-Econômico nos Estados

Em conformidade com o pacto federativo e com o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), o zoneamento ecológico-econômico (ZEE) é executado de forma compartilhada entre a União, os estados e os municípios. De fato, de acordo com a lei complementar nº 140/2011, que fixa normas para a cooperação entre os entes da federação no exercício da competência comum relativa ao meio ambiente, prevista no artigo 23 da Constituição Federal de 1988, constitui ação administrativa da União a elaboração do ZEE de âmbito nacional e regional, cabendo aos estados elaborar o ZEE de âmbito estadual, em conformidade com os zoneamentos de âmbito nacional e regional, e aos municípios a elaboração do plano diretor, observando os ZEEs existentes. Ademais, o novo Código Florestal (lei federal nº 12.651/2012) estabelece um prazo de cinco anos para que todos os estados elaborem e aprovem seus ZEEs, segundo metodologia unificada estabelecida em norma federal. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente).



segunda-feira, 28 de agosto de 2017

REQUIÉM PARA O IBAMA !


Agentes ambientais assassinados por madeireiros, mineradores, traficantes de drogas, traficantes de animais, caçadores e por todos os tipos de BANDIDOS que promovem a destruição dos biomas brasileiros, ou, que solicitam aposentadoria, por medo   dos criminosos - muitos são políticos conhecidos -, além dos baixos salários . NÃO HÁ DINHEIRO para fazer o IBAMA funcionar!
 
Essas são apenas algumas das causas que DETERMINARÃO O FIM DO IBAMA. E o que dizem os "buRRocratas da CGU (Controladoria Geral da União)? - Que é apenas um problema de infraestrutura!
 
Como se isso não bastasse, o governo, com o apoio de seus aliados no Congresso Nacional, CONCEDEU para as mineradoras, na Amazônia, uma área de exploração do tamanho do estado do Espírito Santo ! CLARO que as mineradoras CANADENSES já sabiam disso HÁ MUITO TEMPO, pois faz parte de uma política de ENTREGUISMO TERRITORIAL do " Verde Brasileiro ", que começou nos " anos de chumbo " da ditadura, na década de 1960  e  TODOS os governos pós-ditadura militar mantêm viva !  Essa política gera uma FORTUNA em dólares e euros para os escroques que comandam o destino da Nação Brasileira.
 
Recomendamos que os leitores façam uma pesquisa sobre o tema, através da leitura do noticiário recente e, POR FAVOR, DENUNCIEM EM SUAS REDES SOCIAIS !

domingo, 20 de agosto de 2017

ZONA ECONÔMICA EXCLUSIVA - ZEE


É importante ressaltar que além da Zona Costeira, o Brasil possuí vasta área oceânica, que atualmente tem 3,5 milhões de km2, podendo atingir 4,5 milhões de km2 com a ampliação da Zona Econômica Exclusiva, o que virá a ser maior do que a metade do território nacional.

Essa área é constituída pelo Mar Territorial, de 12 mn contadas a partir da costa: pela Zona Econômica Exclusiva (ZEE), de 188 mn a partir do Mar Territorial; e pela Plataforma Continental e a sua extensão que pode ultrapassar as 200 mn. (FONTE: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE).


sexta-feira, 14 de julho de 2017

Espécies Exóticas Invasoras

O Ministério do Meio Ambiente está disponibilizando para download uma série de livros sobre "Espécies Exóticas Invasoras".

Para ter acesso aos exemplares e baixá-los basta clicar AQUI.

domingo, 2 de julho de 2017

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Encontro sobre Gerenciamento Costeiro

Olá Pessoal!

De acordo com o site do MMA, começou hoje, "quarta-feira (21/06) o X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco), em Rio Grande (RS), realizado por meio de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a Universidade Federal da cidade (FURG). O objetivo do evento, que segue até sexta-feira (23/06), é integrar o governo federal, estados e municípios com limites marinhos, sociedade civil, academia e setor privado na agenda".

A informação na íntegra pode ser lida no site do MMA clicando AQUI.


Veja a programação do evento:


segunda-feira, 5 de junho de 2017

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Olá Pessoal!

Aqui vai um pouco sobre a data de hoje:

A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano (Declaração de Estocolmo) – Foi a primeira reunião internacional sobre o meio ambiente que teve a participação efetiva dos representantes de governos de 113 países e mais de 400 instituições governamentais e não governamentais.

Dela resultou um importante documento conhecido como Declaração de Estocolmo, que conta com 26 princípios norteadores para a relação do ser humano com o meio ambiente.

Foi aprovada, também, a proposta para a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente — PNUMA, com o objetivo de coordenar e acelerar as atividades de proteção ambiental dentro da ONU e de seus países membros.

Foi criado um fundo voluntário para o meio ambiente, e o dia 05 de junho passou a ser o Dia Mundial do Meio Ambiente.

domingo, 4 de junho de 2017

Fundo Clima libera recursos para projetos

Olá Pessoal!

De acordo com o site do Ministério do Meio Ambiente - MMA, " o Comitê Gestor do Fundo Clima liberou, nesta sexta-feira (2/6), R$ 3 milhões em recursos não reembolsáveis para projetos de monitoramento de eventos extremos na costa, adaptação à mudança do clima, energia solar e florestas.  Em sua 22ª reunião ordinária, realizada em Brasília, o fundo aprovou também as novas regras para a análise de projetos que entram em vigor em 2018".

Para maiores informações acesse o documento na íntegra clicando AQUI.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente - www.mma.gov.br

quinta-feira, 1 de junho de 2017

ECODATAS DE JUNHO

5 – Dia Mundial do Meio Ambiente

8 – Dia Mundial dos Oceanos

13 – Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

17 – Dia Mundial de Combate à Desertificação

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Manual de Sinalização de Parques e Reservas do Rio de Janeiro

Olá Pessoal!

O Instituto Estadual do Ambiente - INEA (RJ), disponibilizou o Manual de Sinalização de Parques e Reservas do Rio de Janeiro.

Para que quiser acessar o documento na íntegra basta clicar AQUI.

Abraços

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Consulta Pública - Ministério do Meio Ambiente - Reunião de Instalação da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa

Olá Pessoal!

Reunião de Instalação da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa

"A fim de dar publicidade ao processo de elaboração do Planaveg, o MMA convida os membros já nomeados da Conaveg assim como a sociedade civil organizada para participar da Reunião de Instalação da Conaveg, a ser realizada no dia 30 de maio de 2017 as 10 hrs, em Brasília (local a confirmar (...) Os interessados em participar dessa reunião deverão inscrever-se até 23/5/2017 pelo correio eletrônico planaveg@mma.gov.br ." (Fonte: Site do MMA www.mma.gov.br)

Para ler o documento na íntegra acesse o link: http://www.mma.gov.br/images/banners/2017/nota_convite__reuniao_conaveg2017.pdf

terça-feira, 9 de maio de 2017

06/05 - AULA DE CAMPO NA RPPN RABICHO DA SERRA

Olá Pessoal!

Sábado passado (06/05) demos continuidade ao nosso projeto de reflorestamento na RPPN Rabicho da Serra, em conjunto com o Projeto Mico-Leão Dourado.

Obrigado, mais uma vez, a todos os nossos alunos que ao longo destes anos já plantaram mais de mil árvores no local.


terça-feira, 2 de maio de 2017

POUCAS VAGAS!!!! DIA 06/05 - AULA DE CAMPO NA RPPN RABICHO DA SERRA

Olá Pessoal!


O dia está chegando!

Temos poucas vagas e estamos chamando o pessoal da lista.

No dia 06/05, próximo sábado,  daremos continuidade ao nosso projeto de reflorestamento na RPPN Rabicho da Serra, em conjunto com o Projeto Mico-Leão Dourado.

Participem!!!!!

sábado, 25 de março de 2017

(Quase) Tudo o que você precisa saber sobre a FEBRE AMARELA

Olá Pessoal!


Atendendo a vários e-mails solicitando uma postagem sobre a Febre Amarela aqui vão algumas informações importantes sobre o assunto.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores que, no caso do ambiente urbano, é o nosso velho conhecido o mosquito Aedes aegypti (o mesmo que causa dengue, zika e chikungunya). Por isso é sempre importante lembrar que temos que erradicar os criadouros deste mosquito.

Os principais sintomas são repentinos: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de 3 dias. A forma mais grave da doença (e mais rara) costuma aparecer após um período de bem-estar (até dois dias) podendo, após isso, ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

É importante lembrar que, geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou eles são muito fracos.

Além da eliminação dos criadouros do mosquito (qualquer coisa que retenha água parada como caixas d`água (devem ser tampadas), pneus, vasos de plantas, garrafas, etc), a vacinação já existe e é indicada especialmente para quem mora ou vai viajar para locais com indícios ou confirmação da doença.

A única forma de evitar a Febre Amarela é através da vacinação. Como explicamos a prevenção inclui evitar o contato e a picada com o mosquito, através do uso de repelentes, mosquiteiros, telas em portas e janelas.

Outra coisa importante é que nem todos podem tomar a vacina. Ela é contraindicada, por exemplo, para alérgicos a ovos, gestantes, lactantes, pacientes imunodeprimidos, com neoplasia, dentre outros. Pessoas com 60 anos ou mais devem passar por avaliação médica. Em caso de dúvidas é melhor consultar o médico do posto de saúde.

O Portal da Saúde disponibiliza uma página com perguntas e respostas sobre a Febre Amarela. Para acessá-lo clique AQUI.

A seguir orientações, do Ministério da Saúde e SUS, sobre a vacinação contra a febre amarela:


Referências

FIOCRUZ. Febre Amarela:sintomas, transmissão e prevenção. Disponível em <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao >. Acesso em 25/03/2017

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Febre Amarela. Disponível em <http://mosquito.saude.es.gov.br/febre-amarela >. Acesso em 25/03/2017

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Saiba mais sobre a febre amarela. Disponível em <http://www.riocomsaude.rj.gov.br/site/conteudo/FebreAmarela.aspx>. Acesso em 25/03/2017

PORTAL DA SAÚDE. Perguntas e Respostas sobre Febre Amarela. Disponível em <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-febreamarela >. Acesso em 25/03/2017

quarta-feira, 22 de março de 2017

Olá Pessoal!

Vejam a animação especialmente criada para o Wildlife Conservation Film Festival, que foi realizado em Nova York em outubro de 2016.

Para variar, nós seres humanos IRRACIONAIS colocamos tudo a perder.

Nesta animação os animais ameaçados (savana, mar e ártico) cantam "I Dreamed a Dream" do musical "Os Miseráveis" (que eu recomendo que assistam) enquanto testemunham seu fim.




CRÉDITOS:
Client: Wildlife Conservation Film Festival (WCFF)
Christopher J. Gervais, F.R.G.S. – Founder & CEO
Agency – DDB New York
Chief Creative Officer – Icaro Doria
Creative Director – Thiago Carvalho
Head of Art / Creative Director – Bruno Oppido
ACD (Art Director) – Guilherme Rácz
ACD (Copywriter) – Lucas Casão
Head of Production – Ed Zazzera
Senior Producer – Amanda Van Caneghem
Senior Account Executive – Matthew Leach
Music/Talent Manager – Linda Bres
Music & Sound Design
“I Dreamed A Dream” by Alain Boublil, Claude-Michel Schonberg, Jean-Marc Natel and Herbert Kretzmer
Music, Sound Design and Final Mix by Mophonics
Animation Production:
Directed by Zombie Studio
Executive Producers: Natália Gouvea, Paulo Garcia

terça-feira, 21 de março de 2017

Em tempos de carne podre e embutidos com papelão

Olá Pessoal!

Em tempos de carne podre, carne com produtos cancerígenos, embutidos com papelão, etc aqui vai uma pequena animação para refletirmos...

Abraços


segunda-feira, 20 de março de 2017

Composteira Doméstica - Passo-a-Passo


Olá Pessoal!

Como eu já havia prometido faz algum tempo, aqui vai o passo-a-passo para a construção de uma composteira doméstica. O exemplo do EMBRAPA utiliza baldes plásticos (daqueles para manteiga) mas, também, servem outros recipientes como caixas plásticas (daquelas compradas em papelarias).

O esquema é auto-explicativo! :)

Aproveitem e comecem a dar um destino sustentável para  parte do lixo orgânico doméstico.

A natureza agradece.

Abraços


domingo, 19 de março de 2017

Aula de Campo em Itaipu - Mais um evento de sucesso

Olá Pessoal!

Ontem (18/03), apesar da chuva forte em vários pontos do Rio pela manhã, tivemos mais uma edição de nossa Atividade de Campo na Praia de Itaipu (nosso Laboratório a Céu Aberto). Desta vez tivemos ,além da presença dos alunos de Gestão Ambiental, alunos do curso de Turismo da UNESA de Niterói.

Vejam algumas das fotos:












quarta-feira, 15 de março de 2017

Aula de Campo na Praia de Itaipu

Olá Pessoal!

Neste sábado (18 de março) teremos mais uma edição de nossa aula de campo na Praia de Itaipu.

Ela começa as 9h e tem previsão de término as 13h.

Para quem quiser ir de ônibus basta "pegar" o 770 (Rio - Itaipu) no Terminal do Edifício Menezes Cortes, às 7h30.

Aproveitem para ler nosso artigo sobre o local!!! Basta clicar AQUI e ir para a página 155!

Aqui vão algumas fotos da Praia de Itaipu! :)





terça-feira, 14 de março de 2017

Projeto de Lei Prevê a Liberação da Caça de Animais Silvestres no Brasil

No Brasil a caça é proibida por lei, desde 1967. Entretanto a legislação sofreu algumas alterações ao longo do tempo cabendo as autoridades ambientais a liberação para o abate de animais em casos muito específicos, como é o caso do  do javali europeu, que hoje é a única espécie que tem a caça permitida no Brasil, uma vez que não possui predadores naturais e é considerado uma praga.
Entretanto isso pode mudar pois, o Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB-SC) é o autor do  projeto de lei 6268/16 que dentre outras coisas prevê a caça  mediante autorização dos órgãos ambientais e a apresentação de um plano de manejo específico o que, na prática, inviabilizaria o controle uma vez que os órgãos encarregados da fiscalização estão sobrecarregados. De acordo com ele tais mudanças podem ser justificadas em função do suposto perigo de animais invasores para as pessoas e para a agropecuária brasileira.

 Tal atividade seria permitida, em várias situações específicas, para caçadores registrados junto às autoridades ambientais. Seria possível, inclusive, a criação de reservas privadas para a prática de caça desportiva.

Mais um absurdo no nosso Brasil varonil!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Portal Nacional do Licenciamento Ambiental

O Portal Nacional do Licenciamento Ambiental (PNLA) foi criado para dar transparência e democratizar informações sobre o licenciamento ambiental no país.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O MP Explica: Licenciamento Ambiental

Olá Pessoal!

Neste vídeo o promotor de Justiça Pablo Almeida explica as regras e fala sobre a importância do licenciamento ambiental no Brasil.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Palestra "Legislação e Licenciamento Ambiental - Estudo de Caso"

Olá Pessoal!

Na noite de hoje (14/02) tivemos a espetacular palestra "Legislação e Licenciamento Ambiental - Estudo de Caso" ministrada por Emilson Oliveira.

A todos que compareceram espero que tenham aproveitado cada minuto. Aos que não puderam vir, em breve, teremos um mini-curso sobre o assunto.

Vejam algumas das fotos:







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Palestra sobre Perícia Ambiental!

Olá Pessoal!

Nesta quinta-feira 09 de fevereiro iniciamos o semestre com a Palestra "Perícia Ambiental no Rio de Janeiro" ministrada por André Smarra (eu)!

Agradeço a todos os presentes pela participação! :)




domingo, 29 de janeiro de 2017

Savern Suzuki - a menina que calou o mundo

Olá Pessoal!

Dando continuidade a postagem anterior aqui vai a participação de Savern Suzuki (a menina que calou o mundo) na Rio+20.

Os primeiros minutos do vídeo mostram seu discurso em 1992 e logo depois sua fala na Rio+20.


domingo, 22 de janeiro de 2017

ECO 92 - Vídeo antigo mas imperdível

Olá Pessoal!

Apesar do vídeo ser antigo ele é imperdível.
Para quem não viu é imprescindível, para quem já viu vale a pena ver novamente. :)

A MENINA QUE CALOU O MUNDO POR 6 MINUTOS.


domingo, 15 de janeiro de 2017

Leitura Imprescindível

Olá Pessoal!

Segue aqui um dos livros imprescindíveis para os profissionais da área ambiental:

PRIMAVERA SILENCIOSA - RACHEL CARSON - 1962

O livro documentou o efeitos deletérios dos pesticidas no ambiente, particularmente em aves. Carson disse que tinha sido descoberto que o DDT causava a diminuição da espessura das cascas de ovos, resultando em problemas reprodutivos e em morte. 

Foi nomeado um dos 25 maiores livros de ciência de todos os tempos pelos editores da Discovery Magazine.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

ECODATAS DE JANEIRO

01 Dia Mundial da Paz
11 Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
31 Dia Nacional das RPPNs
31 Dia do Engenheiro Ambiental