Desejamos a todos um natal repleto de paz e alegria!
Pesquisar este blog
terça-feira, 25 de dezembro de 2018
segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
Zonas Úmidas
De acordo com a Convenção de Ramsar, as zonas úmidas são áreas de pântano, charco, turfa ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marítima com menos de seis metros de profundidade na maré baixa.
No Brasil o Comitê Nacional de Zonas Úmidas - CNZU aprovou em sua 13ª Reunião, por meio da Recomendação CNZU nº 7, de 11 de junho de 2015, a seguinte definição:
“Áreas Úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica” (adaptado de Junk e colaboradores, 2013).
As zonas úmidas fornecem serviços ecológicos fundamentais para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas. Além de regular o regime hídrico de vastas regiões, essas áreas funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis, cumprindo, ainda, papel relevante de caráter econômico, cultural e recreativo. Ao mesmo tempo, atendem necessidades de água e alimentação para uma ampla variedade de espécies e para comunidades humanas, rurais e urbanas.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-aquatica/zonas-umidas-convencao-de-ramsar.html)
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Confiram o resumo do nosso trabalho "IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM LUMIAR (NOVA FRIBURGO - RJ"
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM LUMIAR (NOVA FRIBURGO - RJ
André Luís Soares Smarra1; Cesar Augusto Lotufo2; Renato Ribeiro Pitta3; Leandro Miguel Guerise4; Luís Fabiano Soares Smarra5
1 Mestre, Universidade Estácio de Sá. andre@smarra.com.br
2Mestre, Universidade Estácio de Sá. lotufocesar@gmail.com
3 Mestre, Universidade Estácio de Sá. renatoribeiropitta@yahoo.com.br
4 Especialista, Universidade Estácio de Sá. leandro@atlantis.eco.br
5 Mestre, Universidade de São Paulo. fabianosmarra@gmail.com
RESUMO
Lumiar é um dos distritos de Nova Friburgo – RJ possui um clima tropical de altitude, com temperaturas amenas no verão e frias no inverno. Caracteriza-se por possuir natureza exuberante, como matas, rios, cachoeiras e trilhas. Existem, no local, diversas pousadas e restaurantes além de alguns eventos que ocorrem ao longo do ano. A localidade é também procurada por pessoas que praticam as modalidades de ecoturismo (caminhadas) e de esporte e aventura (cavalgada, trekking e outros). Existe um grande fluxo de pessoas, sem qualquer tipo de controle. O objetivo do trabalho é determinar o potencial de ecoturismo de Lumiar e avaliar os problemas ambientais e de infraestrutura turística do local. A metodologia consistiu no levantamento dos pontos turísticos, históricos, e dos problemas ambientais foi realizado através de visitas, in loco, e, também, pelo registro fotográfico dos mesmos. Também foi feita a análise da literatura científica disponível para a determinação dos referidos pontos. A infraestrutura do local (existência de hotéis, pousadas, bancos, restaurantes, etc; foi realizada através de pesquisa bibliográfica, sites especializados e visitas in loco. Os resultados obtidos revelaram que ainda não ocorreu a descaracterização ambiental do distrito de Lumiar porém, falta um planejamento estratégico para o turismo local, como o mapeamento de todas as áreas turísticas, limitação de turistas/dia por local e ausência de um calendário anual de eventos. Foi constatado, em dias de muito movimento, lixo nas principais cachoeiras da região pontos turísticos. Com relação à infraestrutura o local não possui bancos, e nem posto de saúde 24h. Conclui-se que o local precisa, com urgência, de um plano de turismo sustentável, de modo a minimizar os impactos, investimento em infraestrutura e projetos de educação ambiental voltados ao turismo. Desta forma a atratividade turística será mantida e os produtos turísticos ofertados estarão vinculados aos perfis e necessidades do turista.
Palavras-chave: Lumiar. Turismo Sustentável. Ecoturismo.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Confiram o resumo do nosso trabalho "O PERSONAGEM PAPA-CAPIM COMO PROMOTOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MAURÍCIO DE SOUZA"
Olá Pessoal!
Aqui vai o resumo do trabalho apresentado durante o VII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA.
Abraços
O PERSONAGEM PAPA-CAPIM COMO PROMOTOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MAURÍCIO DE SOUZA
André Luís Soares Smarra1; Cesar Augusto Lotufo2; Renato Ribeiro Pitta3; Leandro Miguel Guerise4; Luís Fabiano Soares Smarra5
1 Mestre, Universidade Estácio de Sá. andre@smarra.com.br
2Mestre, Universidade Estácio de Sá. lotufocesar@gmail.com
3 Mestre, Universidade Estácio de Sá. renatoribeiropitta@yahoo.com.br
4 Especialista, Universidade Estácio de Sá. leandro@atlantis.eco.br
5 Mestre, Universidade de São Paulo. fabianosmarra@gmail.com
RESUMO
As histórias em quadrinhos cada vez mais têm sido utilizadas como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Elas, de modo geral, despertam o interesse do aluno o que facilita a abordagem de determinados assuntos. Na temática ambiental não é diferente, graças ao grande número de HQs que tratam deste tema em suas histórias. Dentre elas destacamos as histórias e os personagens criados por Maurício de Souza e, em especial, o Papa-Capim. O objetivo do presente trabalho é demonstrar como o personagem indígena Papa-Capim tornou-se um importante promotor da educação ambiental no mundo das histórias em quadrinhos. Foram analisadas tirinhas e histórias do pequeno indígena e sua relação com a educação ambiental. O personagem foi criado em 1960 e sua primeira aparição foi “O Diário Juvenil” no dia 10 de julho de 1960. Trata-se de um indiozinho integrado à natureza e à sua tribo. Nas histórias protagonizadas pelo personagem temos uma reafirmação da vinculação entre índios e natureza. Além disso, fica bastante evidente, na maioria das histórias, a predominância da temática ambiental, tanto nas histórias menores (tirinhas) quanto nas mais longas. São abordadas questões relativas à cultura indígena, natureza, animais selvagens e influência dos homens brancos (caraíbas) na degradação ambiental: poluição, desmatamento, caça ilegal, dentre outros. A análise dos resultados nos permite concluir que nas HQs do personagem Papa-Capim frequentemente são abordadas questões com temáticas ambientais tornando-as importantes ferramentas auxiliares na promoção da educação ambiental.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Educação Ambiental. Sustentabilidade.
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Consulta Pública - Ministério do Meio Ambiente
Consulta Pública
Acordo Setorial para a implementação de sistema de logística reversa de baterias chumbo ácido.
As contribuições poderão ser encaminhadas até às 23h59 do dia 19/12/2018.
Para maiores informações clique AQUI
quarta-feira, 21 de novembro de 2018
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM LUMIAR (NOVA FRIBURGO - RJ
Olá Pessoal!
Nosso trabalho "IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM LUMIAR (NOVA FRIBURGO - RJ " foi aceito para ser apresentado e publicado no VII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA que ocorrerá no período de 28 a 30 de novembro de 2018, na UEPA.
Em breve divulgaremos o texto aqui!
Abraços
terça-feira, 20 de novembro de 2018
O PERSONAGEM PAPA-CAPIM COMO PROMOTOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MAURÍCIO DE SOUZA
Olá Pessoal!
Nosso trabalho "O Personagem Papa-Capim como Promotor da Educação Ambiental nas Histórias em Quadrinhos de Maurício de Souza" foi aceito para ser apresentado e publicado no VII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA que ocorrerá no período de 28 a 30 de novembro de 2018, na UEPA.
Em breve divulgaremos o texto aqui!
Abraços
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Sugestão de Artigo
Olá Pessoal!
Sugerimos a leitura do nosso artigo intitulado "As Contribuições das Histórias em Quadrinhos de Maurício de Souza para Educação Ambiental".
Para acessá-lo clique AQUI!
domingo, 4 de novembro de 2018
Semana Contra o Desperdício de Alimentos
O Ministério do Meio Ambiente promove nesta semana (5 a 10 de novembro de 2018) a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos.
De acordo com o MMA "no sábado, dia 10, das 8h às 12h, um evento na Ceasa-DF, que fica no SIA Trecho 10, encerra a Semana PDA 2018. Será montada uma grande estrutura ao lado do Varejão, onde circulam aproximadamente 10 mil pessoas no sábado pela manhã, além do público que será mobilizado pela campanha. Vários parceiros vão mostrar atividades no combate à perda e desperdício de alimentos".
Para ler mais clique AQUI.
segunda-feira, 22 de outubro de 2018
PLATAFORMA DIGITAL A GUANABARA EM SUAS MÃOS
Olá Pessoal!
Para acessar clique AQUI!
Abraços
De acordo com o site do INEA esta plataforma permite "acompanhar os dados da Baia de Guanabara e outros instrumentos de transparência".
Para acessar clique AQUI!
Abraços
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
15/10 - Dia do Consumo Consciente
Olá Pessoal!
Hoje, 15 de outubro é o dia do Consumo Consciente!
Recomendamos a leitura de um pequeno texto do Ministério do Meio Ambiente que pode ser acessado clicando AQUI.
Abraços
domingo, 14 de outubro de 2018
17/10 - Palestra "O Gestor Ambiental e o Mercado de Trabalho"
Olá Pessoal!
No dia 17/10 irei ministrar a palestra "O Gestor Ambiental e o Mercado de Trabalho", às 19h, na Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América!
Compareçam!
sexta-feira, 12 de outubro de 2018
Palestra "A importância da Educação Ambiental no Turismo Sustentável - O Caso de Lumiar - Nova Friburgo - RJ" dia 16/10/2018
Olá Pessoal!
No dia 16/10 irei ministrar a palestra "A importância da Educação Ambiental no Turismo Sustentável - O Caso de Lumiar - Nova Friburgo - RJ", às 19h, na Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América!
Compareçam!
quarta-feira, 3 de outubro de 2018
Dia Nacional das Abelhas
Olá Pessoal!
Hoje, 03 de outubro, comemoramos o Dia Nacional das Abelhas!
Para saber sobre a importância destes extraordinários insetos sociais indicamos a leitura do texto produzido pela associação A.B.E.L.H.A.
Para acessá-lo basta clicar AQUI!
Abraços
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Horta Suspensa
Olá Pessoal!
Vejam aqui a reportagem sobre HORTAS SUSPENSAS!
Uma excelente solução para locais com pouco espaço!
Abraços
Vejam aqui a reportagem sobre HORTAS SUSPENSAS!
Uma excelente solução para locais com pouco espaço!
Abraços
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
PALESTRA NA SEMANA DA SUSTENTABILIDADE ESTÁCIO
Olá Pessoal!
No dia 18 de setembro, às 19h, durante a Semana da Sustentabilidade da Universidade Estácio de Sá irei ministrar, em conjunto com Prof. Cesar Augusto Lotufo, a palestra "CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO EXCESSIVO DE SACOLAS PLÁSTICAS"
Contamos com a presença de todos!
quarta-feira, 12 de setembro de 2018
SEMANA DA SUSTENTABILIDADE ESTÁCIO - PALESTRA 1
Olá Pessoal!
No dia 17 de setembro, às 19h, durante a Semana da Sustentabilidade irei ministrar, em conjunto com Prof. Dr. Mario Roberto Valpaços e a Engenheira Natâny Dopazio, a palestra "Educação, Treinamento, Coleta e Direcionamento de Resíduos Sólidos da Universidade Estácio de Sá - Campus Nova Friburgo"
Contamos com a presença de todos!
Segue, abaixo, a programação de todo o evento.
Estácio de Sá Campus Nova Friburgo"
sexta-feira, 7 de setembro de 2018
Concurso Técnico em Meio Ambiente - Exército Brasileiro
Olá Pessoal!
O edital de nº 04/2018 traz oportunidades para Sargento Técnico Temporário - STT em várias áreas, dentre elas Técnico em Meio Ambiente.
Para acessar o edital clique AQUI.
Abraços
sábado, 25 de agosto de 2018
CURSO ONLINE - INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PROF LEANDRO GUERISE
Olá Pessoal!
Aproveitamos para divulgar o curso online do Prof. Leandro Guerise: "INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS".
sexta-feira, 17 de agosto de 2018
INEA - TELEFONES IMPORTANTES
Olá Pessoal!!!!!
Para denúncias junto ao INEA ligue: (21) 2332-4604
Para emergências ambientais ligue: (21) 2334-7910 ou (21) 9 8596 7910
Abraços
Para denúncias junto ao INEA ligue: (21) 2332-4604
Para emergências ambientais ligue: (21) 2334-7910 ou (21) 9 8596 7910
Abraços
sábado, 11 de agosto de 2018
VESTIBULAR PARA GESTÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - CAMPUS NOVA AMÉRICA

Com ORGULHO, que coordenamos - Lotufo & Smarra; Smarra & Lotufo -, o curso de Gestão Ambiental da Estácio Nova América / Rio de Janeiro.
Orgulho pq o nosso corpo docente, a coordenação, a biblioteca, etc. e tal, CONQUISTARAM a nota MÁXIMA - cinco ( 5 ) -, na avaliação do INEP/MEC, em dezembro de 2017, e nosso curso foi avaliado com a nota 4,40, no geral (Como os decimais não são levados em consideração dizemos que o CURSO OBTEVE NOTA 4 numa escala de 5).
Por isso, convidamos vocês para CONHECEREM as nossas atividades, PARTICIPAREM das nossas palestras e demais eventos ".
CALENDÁRIO DAS PALESTRAS:
05/02 - 2a feira - Suzane Barros - TEMA: "Os Impactos da Poluição Industrial sobre a Vida no Planeta Terra"
06/02 - 3a feira - André Smarra - TEMA: "Atividades Ambientais e Procedimentos Administrativos junto ao IBAMA e INEA"
07/02 - 4a feira - Leandro Guerise - TEMA: "A Importância da Gestão Ambiental no Combate a Febre Amarela"
08/02 - 5a feira - Cesar Lotufo - TEMA: "A Gestão Ambiental e a Era Geológica do Antropoceno: Crônicas de Dias Sombrios"
06/02 - 3a feira - André Smarra - TEMA: "Atividades Ambientais e Procedimentos Administrativos junto ao IBAMA e INEA"
07/02 - 4a feira - Leandro Guerise - TEMA: "A Importância da Gestão Ambiental no Combate a Febre Amarela"
08/02 - 5a feira - Cesar Lotufo - TEMA: "A Gestão Ambiental e a Era Geológica do Antropoceno: Crônicas de Dias Sombrios"
ENTREM EM CONTATO CONOSCO E AGENDE UMA VISITA AO CAMPUS!
Cliquem AQUI e conheçam algumas das atividades desenvolvidas ao longo do curso:
sábado, 4 de agosto de 2018
ECODATAS DE AGOSTO
14 – Dia do Controle da Poluição Industrial
28 – Aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio
28 – Aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio
terça-feira, 31 de julho de 2018
Site "Água é Vida"
Olá Pessoal!
"O site “Água é Vida” é uma contribuição do escritório do PNUD no Brasil ao debate sobre recursos hídricos e saneamento no âmbito da Década Internacional para a Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018-2028)".
Abraços
"O site “Água é Vida” é uma contribuição do escritório do PNUD no Brasil ao debate sobre recursos hídricos e saneamento no âmbito da Década Internacional para a Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018-2028)".
Para acessar o site clique AQUI.
Abraços
segunda-feira, 23 de julho de 2018
Palestra "A Educação Ambiental como Ferramenta para a Promoção do Turismo Sustentável em Lumiar - Nova Friburgo - RJ"
Olá Pessoal!
No dia 08 de agosto, às 19h30min, irei ministrar a palestra "A Educação Ambiental como Ferramenta para a Promoção do Turismo Sustentável em Lumiar - Nova Friburgo - RJ", na Universidade Estácio de Sá - Campus Nova América!
Conto com a presença de todos!
Abraços
terça-feira, 17 de julho de 2018
Dia da Proteção às Florestas
Olá Pessoal!
Hoje, 17/07/2017, é o Dia da Proteção às Florestas!!!!
Que tal plantar uma árvore numa região desmatada ou conversar sobre educação ambiental com uma criança?
Abraços
segunda-feira, 16 de julho de 2018
1o Simpósio de Restauração Ecológica do Estado do Rio de Janeiro
Olá Pessoal!
No período de 02 a 04 de agosto de 2018 teremos o 1o Simpósio de Restauração Ecológica do Estado do Rio de Janeiro.
Local: PUC-RIO
Maiores informações no site do evento: https://simrerj.wixsite.com/2018
Abraços
quinta-feira, 12 de julho de 2018
COMBO CURSOS AMBIENTAIS ONLINE
Olá Pessoal!
Excelente oportunidade!!!!!!
3 cursos ambientais, totalmente online, por apenas 3 parcelas de R$ 30,00.
Excelente oportunidade!!!!!!
3 cursos ambientais, totalmente online, por apenas 3 parcelas de R$ 30,00.
segunda-feira, 9 de julho de 2018
RIO WATER WEEK - 26 a 28 NOVEMBRO DE 2018
Olá Pessoal!
Repassando as informações dos organizadores:
"Em novembro o Rio de Janeiro se transformará na capital mundial da água! Não fique fora do evento internacional que discutirá a água em sua concepção mais ampla! Acesse o site e faça sua inscrição: http:// riowaterweek.com.br/ "
domingo, 1 de julho de 2018
sábado, 30 de junho de 2018
CURSO ONLINE - ASPECTOS GERAIS SOBRE SANEAMENTO AMBIENTAL
Olá Pessoal!
Mais um espetacular curso do Prof. Leandro Guerise:
Mais um espetacular curso do Prof. Leandro Guerise:
ASPECTOS GERAIS SOBRE SANEAMENTO AMBIENTAL
IMPERDÍVEL!!!!
Um pouco sobre Leandro Guerise:
Biólogo. Pós Graduado em Gestão e Planejamento Ambiental com ênfase em Gestão de Resíduos Sólidos. Professor Universitário nas áreas de Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar. Auditor Ambiental, Consultor Ambiental, Diretor dos Lixeiros Sem Fronteiras. Breve histórico mercadológico: Gestão e Planejamento Ambiental desenvolvendo e implantando PGRSS para os mais diversos segmentos da economia, objetivando sempre a redução de custos e a proteção da Saúde Pública. Desenvolvimento de ações de combate a Febre Amarela através da Gestão de Resíduos em Angola, dentre outras ações.
segunda-feira, 25 de junho de 2018
CURSO ONLINE - INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PROF LEANDRO GUERISE
Olá Pessoal!
Aproveitamos para divulgar o curso online do Prof. Leandro Guerise: "INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS".
Para acessar o curso basta clicar AQUI.
quinta-feira, 21 de junho de 2018
Edital e Chamada Pública - Secretaria de Mudança do Clima e Florestas
Contratação de consultoria para realização de pesquisa sobre o uso, consumo histórico e futuro das alternativas às SDOs nos setores de:
1. Manufatura de equipamentos de ar condicionado;
2. Manufatura de equipamentos de refrigeração doméstica, comercial e industrial, e
3. Serviços de refrigeração e ar condicionado; considerando substâncias alternativas de baixo, médio e alto GWP.
Prazo final para manifestação de interesse: 31/07/2018.
Para maiores informações consulte o site do Ministério do Meio Ambiente - www.mma.gov.br
Para maiores informações consulte o site do Ministério do Meio Ambiente - www.mma.gov.br
segunda-feira, 11 de junho de 2018
JUNHO, O MÊS VERDE!

"A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos. " ( Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972 ).
Queridas amigas e queridos amigos que AMAM a nossa Mãe -Terra, entendemos, ao longo da semana que passou, e à medida em publicávamos as partes de nossa matéria, voltada para lembramo-nos da Semana do Meio Ambiente desse 2018, que deveríamos ir além. E por que não estabelecermos junho como o mês de débito da humanidade com a teia da vida da qual fazemos parte ?
No momento da finalização da referida matéria sobre a Mãe -Terra, lembramos da Hipótese Gaia, de James Lovelock & Lynn Margulis, deixamos, propositalmente, um indicativo sobre as " comemorações " sobre o dia e a semana ambientais, como acontece nas sagas dos ( super ) heróis das HQs das gigantes MARVEL COMICS e DC COMICS.
O Dia Mundial do Meio Ambiente
Essa data foi criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas ( ONU ), na resolução XXVII, de 15/12/1972, quando foi aberta a famosa Conferência de Estocolmo ( Suécia ), que tinha como foco o Ambiente humano, e levou os países a refletirem sobre o futuro conceito de SUSTENTABILIDADE, hoje mais preente que nunca !
O " World Environmental Day " ( WED ) conseguiu criar uma necessidade global de preocupação com o meio ambiente e com os impactos negativos das ações antrópicas sobre o mesmo, em que pesem os grandes retrocessos provocados por líderes de grandes nações, o que contribui sensivelmente para o crescimento dos crimes ambientais, p que é , convenhamos, um GRANDE PARADOXO, provocado por uma sociedade que se proclama INFORMACIONAL !
A Semana Mundial do Meio Ambiente
É também uma " WED ", a " Week Environmental Developement ", que foi instituída junto do Dia Mundial do Meio Ambiente, na mesma conferência da ONU, de 1972, em Estocolmo, na Suécia. Quando foi criada, a semana elencou cinco ( 05 ) princípios para a orientação de uma política ambiental global, ainda que cada país-membro da ONU tenha liberdade para construir seu próprio aparato legal, de acordo com as suas necessidades nacionais. Esses princípios são : garantir a manutenção dos direitos humanos; limitar o desenvolvimento bélico; gerenciar os recursos naturais; combater a poluição e, preservar o meio ambiente.
O Brasil e a Semana do Meio Ambiente
O decreto 86.028, de 1981, instituiu a Semana Mundial do Meio Ambiente, de forma a estimular a participação da cimunidade nacional na preservação do patrimônio brasileiro.
Vale lembrar que um capítulo inteiro dedicado às questões ambientais nacionais foi incorporado à Constituição da República Federativa do Brasil, em 27/05/1981, ratificado na Carta Magna de 1988. Temos, em seu Artigo 225 :
"Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. "
sábado, 9 de junho de 2018
SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PARTE 5 - DA ECOLOGIA À HIPÓTESE GAIA, E DESSA PARA A SEMANA DE MEIO AMBIENTE
Quando o médico, biólogo, naturalista e professor, o alemão Ernst Heinrich Philipp Auguste Haeckel, ou simplesmente, Ernst Haeckel ( 1834-1919 ), desenvolveu uma percepção HOLÍSTICA sobre a conservação ambiental do Planeta Terra, não poderia imaginar as consequências sociais, políticas e econômicas de seu legado, em uma escala global, da eterna luta dos " guerreiros e guerreiras verdes " contra um capitalismo faminto e cruel, construído cerca de um século antes, em 1750, na Inglaterra - Revolução Industrial .
A percepção ecológica, entretanto, é bem mais antiga, iniciada, possivelmente na Grécia Antiga - a mesma Grécia da deusa Gaia -, com Hipócrates e Aristóteles, que registraram suas observações sobre " História Natural ". A partir daí, muitos pesquisadores, escritores, artistas, filósofos, teólogos e cientistas, dedicaram suas vidas ao estudo do equilíbrio entre as ações antrópicas e a estruturação dos biomas terrestres e marinhos do planeta.
Em tempos modernos, no século XVIII, Carl Linnaeus desenvolveu uma ideia sobre as possíveis interações entre os seres vivos, em seus contextos geoambientais, ao cunhar o termo " Okologie ", como os gregos designaram esse " estudo ", " tratado " - logos -, da " casa ", da " morada " - oikos -, e depois " Oecology ", pelo próprio Haeckel, em seu livro " Generelle Morphologie der Orgtanismen ", em 1866. Haeckel tornou-se reconhecido mundialmente por popularizar a obra de Charles Darwin, através da Filosofia Positivista - suprema na Europa do século XIX -, e de suas habilidades artísticas, para representar as descrições do " Pai da Teoria da Seleção Natural das Espécies ".
No século XX, mais precisamente na década de 1960, em um cenário pré-cataclísmico global, o britânico James Lovelock ( 26/07/1919 ) elaborou uma hipótese biogeoquímica e climática - atmosfera, criosfera, hidrosfera e litosfera -, que considera o Planeta Terra como um organismo inteligente, na plenitude de suas atividades vitais, a partir de um sistema complexo e autorregulante, com elementos conectados ao seu próprio processo evolutivo, sua própria homeostase - mantém relativa estabilidade -, mesmo diante das consequências do impacto ambiental, derivadas das ações da " civilização ".
Lovelock, conhecido como o " Gandhi Nuclear ", tornou-se uma espécie de " guru " dos ecologistas, e ao desenvolver a sua visão holística, chamada de " Ecologia Profunda " , ganhou o apoio de Lynn Margulis ( 1938-2011 ), microbiologista norte-americana, que foi casada com Carl Sagan, considerou a hipótese de Lovelock uma teoria científica, ainda que seja uma definição que não possui a exatidão desejada.
sexta-feira, 8 de junho de 2018
SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PARTE 4 - ANTES DA ECOLOGIA
Na construção de uma visão científica sobre a Ecologia, sobre a Hipótese Gaia, vale a pena registrar como um mito cosmogônico influenciou na decolagem da " Revolução Ecológica da Ciência ".
O hinduísmo, que data aproximadamente de 1.500 anos A.C., e que foi a base do " Brahmanismo Vêdico ", via o Planeta terra como a metade de uma esfera, sustentada por elefantes, que por sua vez, eram carregados por uma gigantesca tartaruga cósmica, pelos caminhos do céu. Esse mito da tartaruga cósmica é compartilhado pelos chineses, entretanto, o que parece, no mínimo curioso, é que várias tribos indígenas norte-americanas, portanto, do outro lado do mundo, sustentavam, através de suas tradições orais, a crença nesse mesmo mito, de acordo com Jasper Danckaerts ( 1639-1701 ), um holandês que publicou essa informação em seu famoso " Journal Jasper Danckaerts ( 1679-1680 ).
O " Mito Cósmico da Terra " atravessou o tempo-espaço : influenciou o renomado físico, matemático, astrônomo, filósofo e teólogo, Sir Isaac Newton ( 1643-1727 ), na construção de sua Teoria da Gravitação Universal ( 1685 ), mais conhecida como " Lei da Gravidade ".
O famoso e inesquecível físico Albert Einstein ( 1879-1955 ), prêmio Nobel de 1921 - recebido em 10/11/1922 -, também foi influenciado pelo referido mito, ao definir a sua magistral " Teoria da Relatividade " ( 1905 ), quando destacou o tempo como a " quarta dimensão ". Desse momento ímpar saltamos para a " Teoria das Cordas " ( década de 1960 ) - une a Teoria da Relatividade com a Teoria Quântica em uma só estrutura matemática -, e a " Teoria ' M ' ", que apresenta um universo com onze ( 11 ) dimensões, no envolvimento da Mãe-Terra!
Posteriormente, Edward Witten ( 26/08/1951 ), matemático e físico, propôs a " Unificação da física ', o que explicaria TUDO o que existe através de um só postulado.
Convidamos nossos leitores para assistirem o longa-metragem laureado pela crítica cinematográfica mundial " Interestelar " ( 2014 ), dirigido pelo consagrado Christopher Nolan ( 30/07/1970 ), sobre essa nova postura da Física, além de " Ponto de Mutação " ( 1990 ), dirigido por Bernt Capra, que foi adaptado do FAMOSO livro de mesmo nome, de autoria de Fritjof Capra - já citado nessa matéria -, que nos leva a refletir sobre uma " nova ecologia humana ".
Também vale a pena conferir a MUNDIALMENTE CONHECIDA série " Cosmos ", produzida por Carl Sagan & Ann Dryan , em 1980, e sua versão repaginada, de 2014, produzida por Brannon Braga e outros, e que é apresentada pelo renomado astrofísico e discípulo de Sagan, Neil de Grasse Tyson.
A SEGUIR : da Ecologia de Ernst Haeckel e da Hipótese Gaia, de James Lovelock, ao Dia Mundial do Meio Ambiente, da ONU.
quarta-feira, 6 de junho de 2018
SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PARTE 3 - A TEIA DA VIDA

No século XIX, o indígena que viveu em território norte-americano, Alce Negro, como Hehaka Sapa ( 1863 - 1950 ), ficou conhecido na História Universal, filosofou sobre a integração dos sistemas vivos do Planeta Terra, que chamou de " Teia da Vida ". Na língua Iakota, Hehaka Sapa era o " Homem Santo ", o iluminado chefe dos Sioux Oglala.
Em 1890, o Chefe Alce Negro sobreviveu ao massacre de " Wounded Knee ", quando os sioux foram derrotados pelo exército norte-americano. A sua carta-testamento tornou-se famosa mundialmente, quando os sioux sobreviventes foram OBRIGADOS a " vender " o território de Washington por um preço irrisório, pago em dólares, para o Governo da União dos E.U.A. Nessa carta o famoso chefe indígena fez uma série de RECOMENDAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS sobre a CONSERVAÇÃO DA VIDA, no território norte-americano e no mundo.
O guerreiro criador do conceito de " Teia da Vida " foi descrito como possuidor de " DNA de herói ", acrescido de uma essência sacerdotal da religião xamânica dos indígenas que caçavam bisontes e dançavam com os lobos, nas pradarias dos E.U.A.
Hehaka Sapa foi batizado na Igreja Católica, sob as bênçãos jesuíticas, em 1904, MAS manteve-se como líder espiritual das ancestrais religiões indígenas " Cachimbo do Sol " ( Calumet ) e a da " Dança do Sol " . Em agosto de 2016, a Diocese Católica de Rapid City, abriu o processo para a beatificação católica do famoso chefe-xamã sioux.
O famoso encontro de Alce Negro com o poeta e escritor John Neihardt ( 1881 - 1973 ) resultou em um BELÍSSIMO LIVRO, lançado em 1932,e publicado aqui no Brasil pela Editora Antígona, chamado " Alce Negro fala : a história da vida de um homem-santo dos Sioux Oglala ", onde são revelados os rituais religiosos da Tradição Cultural Iakota e a lição de socioambientalismo, representada pela EMOCIONANTE carta-testamento de Hehaka Sapa, e que faz parte do discurso mundial de ambientalistas famosos, como o senador norte-americano ( 1985 - 1993 ) Albert Arnold " Al " Gore Jr. ( 31/03/1948 ), o físico também norte-americano Fritjof Capra ( 1o./02/1939 ), e os brasileiros Leonardo Boff ( 14/12/1938 ), teólogo e filósofo, e André Trigueiro ( 30/07/1966 ), jornalista e professor universitário.
No livro " A Teia da Vida " ( 1996 ), Fritjof Capra revela-se um FIEL SEGUIDOR da Filosofia Iakota, além de RECONHECER a FIDEDIGNIDADE da carta-testamento de Alce Negro, quando cita um dos trechos mais EMBLEMÁTICOS desse " Documento Social Verde ", para explicar a sua Teoria da Interdependência dos Sistemas Socioambientais, onde " tudo está conectado " :
" O que acontecer com a terra acontecerá com os filhos e filhas da terra.
O homem não teceu a teia da vida; ele é dela apenas um fio.
O que ele fizer para a teia estará fazendo a si mesmo. "
Dessa forma, Capra tenta demonstrar que o crescimento deve ser limitado, como em uma floresta, onde, para que uns sistemas floresçam, outros devem parar de crescer.
A lição antropológica que permanece, a que é resiliente, diz respeito à sabedoria dos indígenas norte-americanos, rotulados pelo xenofobismo do " civilizado " homem branco cristão, como " selvagens ". O ser humano " civilizado " devastou o planeta, em nome da cobiça e do acúmulo de capital, no período de apenas 500 anos. O que isso representa diante de cerca de 4,5 bilhões de anos, de construção do cenário geoambiental ? Reflitam : e se tudo fosse criado em 24 horas - um dia -, o que representariam 500 anos ? Segundos, talvez. Em alguns segundos apenas, a humanidade, que se autodenomina civilizada, e que diz amar a Deus, o criador, sobre todas as coisas, DESTRÓI a criação, além de programar a sua própria destruição - ele, o ser humano, que insiste em afirmar que " Deus criou o homem à sua própria semelhança " ! Oi ? Como assim ?
CONTINUA...
Assinar:
Comentários (Atom)

















