Na construção de uma visão científica sobre a Ecologia, sobre a Hipótese Gaia, vale a pena registrar como um mito cosmogônico influenciou na decolagem da " Revolução Ecológica da Ciência ".
O hinduísmo, que data aproximadamente de 1.500 anos A.C., e que foi a base do " Brahmanismo Vêdico ", via o Planeta terra como a metade de uma esfera, sustentada por elefantes, que por sua vez, eram carregados por uma gigantesca tartaruga cósmica, pelos caminhos do céu. Esse mito da tartaruga cósmica é compartilhado pelos chineses, entretanto, o que parece, no mínimo curioso, é que várias tribos indígenas norte-americanas, portanto, do outro lado do mundo, sustentavam, através de suas tradições orais, a crença nesse mesmo mito, de acordo com Jasper Danckaerts ( 1639-1701 ), um holandês que publicou essa informação em seu famoso " Journal Jasper Danckaerts ( 1679-1680 ).
O " Mito Cósmico da Terra " atravessou o tempo-espaço : influenciou o renomado físico, matemático, astrônomo, filósofo e teólogo, Sir Isaac Newton ( 1643-1727 ), na construção de sua Teoria da Gravitação Universal ( 1685 ), mais conhecida como " Lei da Gravidade ".
O famoso e inesquecível físico Albert Einstein ( 1879-1955 ), prêmio Nobel de 1921 - recebido em 10/11/1922 -, também foi influenciado pelo referido mito, ao definir a sua magistral " Teoria da Relatividade " ( 1905 ), quando destacou o tempo como a " quarta dimensão ". Desse momento ímpar saltamos para a " Teoria das Cordas " ( década de 1960 ) - une a Teoria da Relatividade com a Teoria Quântica em uma só estrutura matemática -, e a " Teoria ' M ' ", que apresenta um universo com onze ( 11 ) dimensões, no envolvimento da Mãe-Terra!
Posteriormente, Edward Witten ( 26/08/1951 ), matemático e físico, propôs a " Unificação da física ', o que explicaria TUDO o que existe através de um só postulado.
Convidamos nossos leitores para assistirem o longa-metragem laureado pela crítica cinematográfica mundial " Interestelar " ( 2014 ), dirigido pelo consagrado Christopher Nolan ( 30/07/1970 ), sobre essa nova postura da Física, além de " Ponto de Mutação " ( 1990 ), dirigido por Bernt Capra, que foi adaptado do FAMOSO livro de mesmo nome, de autoria de Fritjof Capra - já citado nessa matéria -, que nos leva a refletir sobre uma " nova ecologia humana ".
Também vale a pena conferir a MUNDIALMENTE CONHECIDA série " Cosmos ", produzida por Carl Sagan & Ann Dryan , em 1980, e sua versão repaginada, de 2014, produzida por Brannon Braga e outros, e que é apresentada pelo renomado astrofísico e discípulo de Sagan, Neil de Grasse Tyson.
A SEGUIR : da Ecologia de Ernst Haeckel e da Hipótese Gaia, de James Lovelock, ao Dia Mundial do Meio Ambiente, da ONU.



Nenhum comentário:
Postar um comentário