
Nesse ano de 2018, assim como em anos anteriores, desde a sua implementação oficial pela ONU, em 2009, NÃO temos o que comemorar, MAS nós, da " Equipe Teia Verde - soluções socioambientais " , não poderíamos nos furtar, quanto à apresentação de algumas ideias, conceitos e digressões sobre o estado de saúde da Mãe - Terra, nessa delicada e possível era geológica.
" Conversaremos " sobre a criação da data, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson ( 1916 - 2005 ), no ano de 1970, além de apresentarmos as filosofias dos povos grego, hindu e sioux ogala. " Falaremos " ainda sobre Hehaka Sapa, John Neihardt, Yuri Gagarin, Neil Armstrong,
Ziraldo, Maurício de Sousa, James Lovelock, Fritjof Capra, Al Gore e André Trigueiro, dentre outros.
COMO A DATA FOI CRIADA
Corria o Ano da Graça do Senhor de 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson ( 1916-2005 ) decidiu chamar a atenção de seus conterrâneos e dos demais cidadãos e cidadãs do planeta, para as agressões sofridas pelo Meio Ambiente. Após avaliar os danos nefastos, decorridos de um desastre em uma petrolífera, em Santa Bárbara, estado da Califórnia, Gaylord criou " O Dia da Terra ", como uma forma de protesto. Essa data foi reconhecida pela ONU, em 22 de abril de 2009, quando instituiu o " Dia Internacional da Terra ".
A TERRA É AZUL E A LUA É " FLICTS " !
Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin ( 1934-1968 ), piloto da astronave Vostok-1, foi o primeiro humano a orbitar o planeta Terra, a 315 Km de altitude e no tempo de 108 minutos. Gagarin declarou, emocionado : " A Terra é azul " !
No ano de 1990, o famoso astrofísico e escritor Carl Sagan ( 1934-1996 ), solicitou à NASA que a sonda Voyager-1 fosse programada para fotografar o Sistema Solar. Ao analisar uma foto da Terra, vista à distância de 6 milhões de Km, escreveu : " Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica ( ...... ). Gostemos ou não, por enquanto, a Terra é o único lugar onde podemos viver ( .... ) ".
O nosso Ziraldo ( 24/10/1932 ), um INCRÍVEL escritor, roteirista, desenhista, ilustrador, cartunista e Pai da Turma do Pererê, produziu o PREMIADÍSSIMO livro " FLICTS ", em 1969, que narra a história de uma cor que não se encaixava no arco-íris, até que encontrou o seu lugar na Lua. Trata-se de uma obra ATEMPORAL que " fala " junto de nossos corações e mentes sobre a importância do CARÁTER e do RESPEITO. Assim, a Lua fez história em " FLICTS ". E quando o astronauta Neil Armstrong ( 1930-2012 ), imortalizado por ter sido o primeiro humano a pisar na superfície lunar, também em 1969, ganhou de presente um exemplar dessa obra infantil MEMORÁVEL, de Ziraldo, que é conhecida e reconhecida no mundo TODO, exclamou : " A Lua é FLICTS ". Assim, a Lua fez história em " FLICTS " ! Vale registrar que 1969 marca o ano do milésimo gol de Pelé, ao cobrar um pênalti contra o Vasco da Gama, em pleno Maracanã.




Nenhum comentário:
Postar um comentário