Pesquisar este blog

sábado, 30 de junho de 2018

CURSO ONLINE - ASPECTOS GERAIS SOBRE SANEAMENTO AMBIENTAL

Olá Pessoal!

Mais um espetacular curso do Prof. Leandro Guerise:


ASPECTOS GERAIS SOBRE SANEAMENTO AMBIENTAL

IMPERDÍVEL!!!!


Um pouco sobre Leandro Guerise:

Biólogo. Pós Graduado em Gestão e Planejamento Ambiental com ênfase em Gestão de Resíduos Sólidos. Professor Universitário nas áreas de Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar. Auditor Ambiental, Consultor Ambiental, Diretor dos Lixeiros Sem Fronteiras. Breve histórico mercadológico: Gestão e Planejamento Ambiental desenvolvendo e implantando PGRSS para os mais diversos segmentos da economia, objetivando sempre a redução de custos e a proteção da Saúde Pública. Desenvolvimento de ações de combate a Febre Amarela através da Gestão de Resíduos em Angola, dentre outras ações.



segunda-feira, 25 de junho de 2018

CURSO ONLINE - INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PROF LEANDRO GUERISE

Olá Pessoal!

Aproveitamos para divulgar o curso online do Prof. Leandro Guerise: "INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS".

Para acessar o curso basta clicar AQUI.


quinta-feira, 21 de junho de 2018

Edital e Chamada Pública - Secretaria de Mudança do Clima e Florestas

Contratação de consultoria para realização de pesquisa sobre o uso, consumo histórico e futuro das alternativas às SDOs nos setores de: 

1. Manufatura de equipamentos de ar condicionado; 
2. Manufatura de equipamentos de refrigeração doméstica, comercial e industrial, e 
3. Serviços de refrigeração e ar condicionado; considerando substâncias alternativas de baixo, médio e alto GWP. 

Prazo final para manifestação de interesse: 31/07/2018.
Para maiores informações consulte o site do Ministério do Meio Ambiente - www.mma.gov.br

segunda-feira, 11 de junho de 2018

JUNHO, O MÊS VERDE!

"A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever  de  todos os governos. "  ( Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972 ).

             Queridas amigas e queridos amigos que AMAM a nossa Mãe -Terra, entendemos, ao longo da semana que passou, e à medida em publicávamos as partes de nossa matéria, voltada para lembramo-nos da Semana do Meio Ambiente desse 2018, que deveríamos ir além. E por que não estabelecermos junho como o mês de débito da humanidade com a teia da vida da qual fazemos parte ?

             No momento da finalização da referida matéria sobre a Mãe -Terra, lembramos da Hipótese Gaia, de James Lovelock & Lynn Margulis, deixamos, propositalmente, um indicativo sobre as  " comemorações "  sobre o dia e a semana ambientais, como acontece nas sagas dos ( super ) heróis das HQs das gigantes MARVEL COMICS e DC COMICS.

             O Dia Mundial do Meio Ambiente

             Essa data foi criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas ( ONU ), na resolução XXVII, de 15/12/1972, quando foi aberta a famosa Conferência de Estocolmo ( Suécia ), que tinha como foco o Ambiente humano, e levou os países a refletirem sobre o futuro conceito de SUSTENTABILIDADE, hoje mais preente que nunca !

             O  " World Environmental Day " ( WED ) conseguiu criar uma necessidade global de preocupação com o meio ambiente e com os impactos negativos das ações antrópicas sobre o mesmo, em que pesem os grandes retrocessos provocados por líderes de grandes nações, o que contribui sensivelmente para o crescimento dos crimes ambientais, p que é , convenhamos, um GRANDE PARADOXO, provocado por uma sociedade que se proclama INFORMACIONAL !

             A Semana Mundial do Meio Ambiente

             É também uma  " WED ", a  " Week Environmental Developement ",  que foi instituída junto do Dia Mundial do Meio Ambiente, na mesma conferência da ONU, de 1972, em Estocolmo, na Suécia. Quando foi criada, a semana elencou cinco ( 05 ) princípios para a orientação de uma política ambiental global, ainda que cada país-membro da ONU tenha liberdade para construir seu próprio aparato legal, de acordo com as suas necessidades nacionais. Esses princípios são :  garantir a manutenção dos direitos humanos;  limitar o desenvolvimento bélico;  gerenciar os recursos naturais;  combater a poluição e, preservar o meio ambiente.
             
            O Brasil e a Semana do Meio Ambiente

            O decreto 86.028, de 1981, instituiu a Semana Mundial do Meio Ambiente, de forma a estimular a participação da cimunidade nacional na preservação do patrimônio brasileiro.

            Vale lembrar que um capítulo inteiro dedicado às questões ambientais nacionais foi incorporado à Constituição da República Federativa do Brasil, em 27/05/1981, ratificado na Carta Magna de 1988. Temos, em seu Artigo 225 :

"Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. "


sábado, 9 de junho de 2018

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PARTE 5 - DA ECOLOGIA À HIPÓTESE GAIA, E DESSA PARA A SEMANA DE MEIO AMBIENTE

 
Quando o médico, biólogo, naturalista e professor, o alemão Ernst Heinrich Philipp Auguste Haeckel, ou simplesmente, Ernst Haeckel ( 1834-1919 ), desenvolveu uma percepção HOLÍSTICA sobre a conservação ambiental do Planeta Terra, não poderia imaginar as consequências sociais, políticas e econômicas de seu legado, em uma escala global, da eterna luta dos  " guerreiros e guerreiras verdes " contra um capitalismo faminto e cruel, construído cerca de um século antes, em 1750, na Inglaterra  -  Revolução Industrial .

        A percepção  ecológica, entretanto, é bem mais antiga, iniciada, possivelmente na Grécia Antiga - a mesma Grécia da deusa Gaia -, com Hipócrates e Aristóteles, que registraram suas observações sobre  " História Natural ". A partir daí, muitos pesquisadores, escritores, artistas, filósofos, teólogos e cientistas, dedicaram suas vidas ao estudo do equilíbrio entre as ações antrópicas e a estruturação dos biomas terrestres e marinhos do planeta.

Em tempos modernos, no século XVIII, Carl Linnaeus desenvolveu uma ideia sobre as possíveis interações entre os seres vivos, em seus contextos geoambientais, ao cunhar o termo  " Okologie ", como os gregos designaram esse  " estudo ",  " tratado "  - logos -,  da  " casa ",  da " morada " - oikos -,  e depois  " Oecology ", pelo próprio Haeckel, em seu livro   " Generelle Morphologie der Orgtanismen ", em 1866.  Haeckel tornou-se reconhecido mundialmente por popularizar a obra de Charles Darwin, através da Filosofia Positivista - suprema na Europa do século XIX -, e de suas habilidades artísticas, para representar as descrições do  " Pai da Teoria da Seleção Natural das Espécies ".

        No século XX, mais precisamente na década de 1960, em um cenário pré-cataclísmico global, o britânico James Lovelock ( 26/07/1919 ) elaborou uma hipótese biogeoquímica e climática  - atmosfera, criosfera, hidrosfera e litosfera -,  que considera o Planeta Terra como um organismo inteligente, na plenitude de suas atividades vitais, a partir de um sistema complexo e autorregulante, com elementos conectados ao seu próprio processo evolutivo, sua própria homeostase  - mantém relativa estabilidade -, mesmo diante das consequências do impacto ambiental, derivadas das ações da  " civilização ".
       
Lovelock, conhecido como o  " Gandhi Nuclear ", tornou-se uma espécie de  " guru " dos ecologistas, e ao desenvolver a sua visão holística, chamada de  " Ecologia Profunda " , ganhou o apoio de Lynn Margulis ( 1938-2011 ), microbiologista norte-americana, que foi casada com Carl Sagan, considerou a hipótese de Lovelock uma teoria científica, ainda que seja uma definição que não possui a exatidão desejada.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PARTE 4 - ANTES DA ECOLOGIA

             

Na construção de uma visão científica sobre a Ecologia, sobre a Hipótese Gaia, vale a pena registrar como um mito cosmogônico influenciou na decolagem da  " Revolução Ecológica da Ciência ".
             O hinduísmo, que data aproximadamente de 1.500 anos A.C., e que foi a base do  " Brahmanismo Vêdico ", via o Planeta terra como a metade de uma esfera, sustentada por elefantes, que por sua vez, eram carregados por uma gigantesca tartaruga cósmica, pelos caminhos do céu. Esse mito da tartaruga cósmica é compartilhado pelos chineses, entretanto, o que parece, no mínimo curioso, é que várias tribos indígenas norte-americanas, portanto, do outro lado do mundo, sustentavam, através de suas tradições orais, a crença nesse mesmo mito, de acordo com Jasper Danckaerts ( 1639-1701 ), um holandês que publicou essa informação em seu famoso  " Journal Jasper Danckaerts ( 1679-1680 ).

              O  " Mito Cósmico da Terra "  atravessou o tempo-espaço  :  influenciou o renomado físico, matemático, astrônomo, filósofo e teólogo, Sir Isaac Newton ( 1643-1727 ), na construção de sua Teoria da Gravitação Universal ( 1685 ), mais conhecida como  " Lei da Gravidade ". 

O famoso e inesquecível físico Albert Einstein ( 1879-1955 ), prêmio Nobel de 1921 - recebido em 10/11/1922 -, também foi influenciado pelo referido mito, ao definir a sua magistral  " Teoria da Relatividade " ( 1905 ), quando destacou o tempo como a  " quarta dimensão ". Desse momento ímpar saltamos para a " Teoria das Cordas " ( década de 1960 ) - une a Teoria da Relatividade com a Teoria Quântica em uma só estrutura matemática -, e a  " Teoria  ' M ' ", que apresenta um universo com onze ( 11 ) dimensões, no envolvimento da Mãe-Terra! 

 Posteriormente, Edward Witten ( 26/08/1951 ), matemático e físico, propôs a  " Unificação da física ', o que explicaria TUDO o que existe através de um só postulado.

              Convidamos nossos leitores para assistirem o longa-metragem laureado pela crítica cinematográfica mundial  " Interestelar " ( 2014 ), dirigido pelo consagrado Christopher Nolan ( 30/07/1970 ), sobre essa nova postura da Física, além de  " Ponto de Mutação " ( 1990 ), dirigido por Bernt Capra, que foi adaptado do FAMOSO livro de mesmo nome, de autoria de Fritjof Capra - já citado nessa matéria -, que nos leva a refletir sobre uma  " nova  ecologia humana ". 

Também vale a pena conferir a MUNDIALMENTE CONHECIDA série  " Cosmos ", produzida por Carl Sagan & Ann Dryan , em 1980,  e sua versão repaginada, de 2014, produzida por Brannon Braga e outros, e que é apresentada pelo renomado astrofísico e discípulo de Sagan, Neil de Grasse Tyson.

A SEGUIR  :  da Ecologia de Ernst Haeckel e da Hipótese Gaia, de James Lovelock, ao Dia Mundial do Meio Ambiente, da ONU.
           

quarta-feira, 6 de junho de 2018

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PARTE 3 - A TEIA DA VIDA


No século XIX, o indígena que viveu em território norte-americano,  Alce Negro, como Hehaka Sapa ( 1863 - 1950 ), ficou conhecido na História Universal, filosofou sobre a integração dos sistemas vivos do Planeta Terra, que chamou de  " Teia da Vida ". Na língua Iakota, Hehaka Sapa era o  " Homem Santo ", o iluminado chefe dos Sioux Oglala.

             Em 1890, o Chefe Alce Negro sobreviveu ao massacre de  "  Wounded Knee  ",  quando os sioux foram derrotados pelo exército norte-americano. A sua carta-testamento tornou-se famosa mundialmente, quando os sioux sobreviventes foram  OBRIGADOS  a  " vender "  o território de Washington por um preço irrisório, pago em dólares, para o Governo da União dos E.U.A. Nessa carta o famoso chefe indígena fez uma série de RECOMENDAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS sobre a CONSERVAÇÃO DA VIDA, no território norte-americano e no mundo.

             O guerreiro criador do conceito de  " Teia da Vida " foi descrito como possuidor de  " DNA de herói ", acrescido de uma essência sacerdotal da religião xamânica dos indígenas que caçavam bisontes e dançavam com os lobos, nas pradarias dos E.U.A.

             Hehaka Sapa foi batizado na Igreja Católica, sob as bênçãos jesuíticas, em 1904, MAS manteve-se como líder espiritual das ancestrais religiões indígenas  " Cachimbo do Sol "  ( Calumet ) e a da  " Dança do Sol " . Em agosto de 2016, a Diocese Católica de Rapid City, abriu o processo para a beatificação católica do famoso chefe-xamã sioux.  

O famoso encontro de Alce Negro com o poeta e escritor John Neihardt ( 1881 - 1973 ) resultou em um BELÍSSIMO LIVRO, lançado em 1932,e publicado aqui no Brasil pela Editora Antígona, chamado  " Alce Negro fala : a história da vida de um homem-santo dos Sioux Oglala ", onde são revelados os rituais religiosos da Tradição Cultural Iakota e a lição de socioambientalismo,  representada pela EMOCIONANTE carta-testamento de Hehaka Sapa, e que faz parte do discurso mundial de ambientalistas famosos, como o senador norte-americano ( 1985 - 1993 ) Albert Arnold " Al " Gore Jr. ( 31/03/1948 ), o físico também norte-americano Fritjof Capra ( 1o./02/1939 ), e os brasileiros Leonardo Boff ( 14/12/1938 ), teólogo e filósofo, e André Trigueiro ( 30/07/1966 ), jornalista e professor universitário.

              No livro  " A Teia da Vida " ( 1996 ), Fritjof Capra revela-se um FIEL SEGUIDOR da Filosofia Iakota, além de RECONHECER a FIDEDIGNIDADE da carta-testamento de Alce Negro, quando cita um dos trechos mais EMBLEMÁTICOS desse  " Documento Social Verde ",  para explicar a sua Teoria da Interdependência dos Sistemas Socioambientais, onde  " tudo está conectado "  :

                          " O que acontecer com a terra acontecerá com os filhos e filhas da terra.
                            O homem não teceu a teia da vida; ele é dela apenas um fio.
                            O que ele fizer para a teia estará fazendo a si mesmo. "

               Dessa forma, Capra tenta demonstrar que o crescimento deve ser limitado, como em uma floresta, onde, para que uns sistemas floresçam, outros devem parar de crescer.
 
               A lição antropológica que permanece, a que é resiliente, diz respeito à sabedoria dos indígenas norte-americanos, rotulados pelo xenofobismo do  " civilizado " homem branco cristão, como  " selvagens ". O ser humano  " civilizado " devastou o planeta, em nome da cobiça e do acúmulo de capital, no período de apenas 500 anos. O que isso representa diante de cerca de 4,5 bilhões de anos, de construção do cenário geoambiental ?  Reflitam  :  e se tudo fosse criado em 24 horas - um dia -, o que representariam  500 anos ? Segundos, talvez. Em alguns segundos apenas, a humanidade, que se autodenomina civilizada, e que diz amar a Deus, o criador, sobre todas as coisas, DESTRÓI a criação, além de programar a sua própria destruição - ele, o ser humano, que insiste em afirmar que " Deus criou o homem à sua  própria semelhança "  !  Oi ? Como assim ?

                                      CONTINUA...


terça-feira, 5 de junho de 2018

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PARTE 2 - RESPEITO E DEVOÇÃO MILENARES-SECULARES PELA MÃE-TERRA


RESPEITO E DEVOÇÃO  MILENARES-SECULARES  PELA MÃE-TERRA


         Como os mitos e o pensamento filosófico de tradições culturais ancestrais influenciaram na construção de alguns pilares científicos do conhecimento sobre o Universo, o Planeta Terra e a Ecologia ? Apresentamos, em resumo, algumas dessas ideias,, conforme vocês podem visualizar, abaixo.   
     Há cerca de 3,5 mil anos, segundo a mitologia arcaica grega, Gaia foi definida como a Mãe-Terra. Pariu, protegeu, amou e alimentou ciclopes, titãs, gigantes e hecatônquiros. Nascida do Kaos (vazio), tem como equivalente romano, a própria Terra.
 Conforme os relatos do poeta grego Hesíodo - teria vivido entre 750 e 650 a.C. -, em sua monumental obra da tradição oral de seu povo, a TEOGONIA, também conhecida como  " Genealogia dos Deuses ", há cerca de 8.000 anos, ou seja, 6.000 anos a.C., os gregos desenvolveram sua crença em deuses e na união Céu - Terra. Vale lembrar que na época da suposta existência de Hesíodo, também teria vivido outro famoso poeta : Homero, que escreveu as inesquecíveis obras, determinantes na construção da Cultura Ocidental,  a ODISSEIA & ILÍADA. A existência de Homero também é contestada pela historiografia oficial. É bastante provável que, por essa existência duvidosa de Hesíodo, os gregos tenham considerado ainda, outras listas de deuses, outras " teogonias ", ao longo de sua História Mitológica, MAS, afinal, o que é a Teogonia de Hesíodo ?
  Trata-se de uma complexa trama de amor e ódio entre os deuses e suas criações divinas, sejam outros deuses -  Céu -,  e semi-deuses - Terra -, o que representaria a citada união entre o sagrado ( Céu ) e o profano ( Terra ), através do AMOR  e do SEXO entre deuses e mulheres, e entre deusas e homens, definido uma dicotomia macho-fêmea, que tornou-se a base da sociedade machista grega, que sobrevive ainda hoje, em pleno século XXI, apesar do empoderamento feminino atual, sobretudo em grande parte dos países ocidentais. Culto à Apolo, pelos homens corretos, em Atenas, e culto à Dionísio, pelas mulheres disfarçadas de homens, na Ilha de Lesbos, é uma outra história, assim como a normalidade homossexual entre guerreiros, e entre nobres e jovens meninos, também é uma outra história.
  Muitos relatos tradicionais foram distorcidos pelas várias traduções que aconteceram ao longo dos tempos, o que por sua vez, ilustraram, através dessas diferentes interpretações, Gaia e suas criações.
  Gaia, Geia ou Gé, a filha do Kaos ( o nada , o vazio ), teria como irmãos e irmãs, Tártaro ( o abismo ), Eros ( o amor ), Érebo ( as trevas ) e Nix ( a noite ). Gaia seria, portanto, o elemento primordial latente e com grande capacidade de gerar. E assim foi realizado :  Gaia gerou Urano ( o Céu ), Ponto ( o Mar ) e Óreas ( as Montanhas ). Com Ponto, Gaia gerou Nereu ( deus marinho primitivo ) e com Urano, Gaia gerou 12 titãs, dentre eles, Oceano ( a água doce ), Cronus ( o tempo ) e Trêmis ( a lei ) e Mnemosine ( a memória ), além de Céos, Crio, Hiperio, Jápeto, Teia, Reia, Febe e Tétis. Esses titãs enfrentaram Zeus e outros deuses do Olympo, a fim de ascenderem ao poder.
   Com Urano, Gaia ainda gerou três cíclopes - gigantes com um só olho, localizado no meio da testa -, denominados Arges, Brontes e Estéropes, e três hecatrônquiros - centimanos, os de cem mãos -, Briareu ou Aigaion ( o Vigoroso ), Coto ( o Furioso ) e Giges ( o de grandes membros ). E que comecem os jogos !!!!  A partir daí inúmeras batalhas cósmicas seriam realizadas, com punições, castigos, mortes e destruição, MAS esses relatos fogem do contexto que desejamos construir, na ilustração de nossa leitoras e nossos leitores.
  
   * Recomendamos que vocês assistam as Super-Produções Cinematográficas,  " Fúria de Titãs ", I ( 1981 ) e II ( 2012 ), além da série Troia ( Netflix ) e de outras séries sobre a construção da cultura grega, exibidas no History Channel e no próprio Netflix.

                                        SEGUE...

domingo, 3 de junho de 2018

9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Olá Pessoal!

9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente homenageia Ano Oswaldo Cruz e destaca Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As inscrições para a 9ª Obsma estão abertas até 31 de julho de 2018!


Abraços


sexta-feira, 1 de junho de 2018

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PARTE 1

  Nesse ano de 2018, assim como em anos anteriores, desde a sua implementação oficial        pela ONU, em 2009, NÃO temos o que comemorar, MAS nós, da   "  Equipe Teia Verde - soluções    socioambientais  " , não poderíamos nos furtar, quanto à apresentação de algumas ideias,                conceitos e digressões sobre o estado de saúde da  Mãe - Terra, nessa delicada e possível era        geológica.

  " Conversaremos " sobre a criação da data, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson      ( 1916 - 2005 ), no ano de 1970, além de apresentarmos as filosofias dos povos grego, hindu e sioux ogala.  " Falaremos "  ainda sobre Hehaka Sapa, John Neihardt, Yuri Gagarin, Neil Armstrong,
Ziraldo, Maurício de Sousa, James Lovelock, Fritjof Capra, Al Gore e André Trigueiro, dentre outros.

             COMO A DATA FOI CRIADA

             Corria o Ano da Graça do Senhor de 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson ( 1916-2005 ) decidiu chamar a atenção de seus conterrâneos e dos demais cidadãos e cidadãs do planeta,  para as agressões sofridas pelo Meio Ambiente. Após avaliar os danos nefastos, decorridos de um desastre em uma petrolífera, em Santa Bárbara, estado da Califórnia, Gaylord criou   " O Dia da Terra ", como uma forma de protesto. Essa data foi reconhecida pela ONU, em 22 de abril de 2009, quando instituiu o   " Dia Internacional da Terra ".

              A TERRA É AZUL  E A LUA É  " FLICTS " !

              Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin ( 1934-1968 ), piloto da astronave Vostok-1, foi o primeiro humano a orbitar o planeta Terra, a 315 Km de altitude e no tempo de 108 minutos. Gagarin declarou, emocionado :  " A Terra é azul " !
              No ano de 1990, o famoso astrofísico e escritor Carl Sagan ( 1934-1996 ), solicitou à NASA que a sonda Voyager-1 fosse programada para fotografar o Sistema Solar. Ao analisar uma foto da Terra, vista à distância de 6 milhões de Km, escreveu  :  " Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica ( ...... ). Gostemos ou não, por enquanto, a Terra é o único lugar onde podemos viver ( .... ) ".
              O nosso Ziraldo ( 24/10/1932 ), um INCRÍVEL escritor, roteirista, desenhista, ilustrador, cartunista e Pai da Turma do Pererê, produziu  o PREMIADÍSSIMO livro  " FLICTS ", em 1969, que narra a história de uma cor que não se encaixava no arco-íris, até que encontrou o seu lugar na Lua. Trata-se de uma obra ATEMPORAL que  " fala " junto de nossos corações e mentes sobre a importância do CARÁTER e do RESPEITO.  Assim, a Lua fez história em  " FLICTS ". E quando o astronauta Neil Armstrong ( 1930-2012 ), imortalizado por ter sido o primeiro humano a pisar na superfície lunar, também em 1969,  ganhou de presente um exemplar dessa obra infantil MEMORÁVEL, de Ziraldo, que é conhecida e reconhecida no mundo TODO, exclamou  : " A Lua é FLICTS ". Assim, a Lua fez história em   " FLICTS " !   Vale registrar que 1969 marca o ano do milésimo gol de Pelé, ao cobrar um pênalti contra o Vasco da Gama, em pleno Maracanã.

             A SEGUIR  :   Mitologia e História misturam-se no RESPEITO À MÃE-TERRA !