Pesquisar este blog

domingo, 31 de maio de 2015

AGENDA AMBIENTAL - JUNHO DE 2015


  • 05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente
  • 08/06 - Dia Mundial dos Oceanos 
  • 16/06 - 124ª Reunião Ordinária do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético  
  • 17/06 - Dia Mundial de Combate à Desertificação  
  • 24/06 - 58° Reunião Ordinária da Comissão Nacional da Biodiversidade - CONABIO

sábado, 30 de maio de 2015

Lei da Biodiversidade

Olá Pessoal!

Elaborei, de maneira imparcial (eu acredito), um texto explicando um pouco sobre a Lei da Biodiversidade sancionada no dia 20 de maio.

O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta o que corresponde a mais de 20% do número total de espécies conhecidas. 

Para termos uma ideia desta dimensão veja a quantidade de diferentes espécies que temos em nosso país4.680 algas, 32.715 angiospermas, 1.519 de briófitas, 5.652 fungos, 30 gimnospermas e 1.239 samambaias e Licófitas. Apresenta mais de 7.000 espécies de vertebrados conhecidos, sendo 692 espécies de mamíferos, 1.026 espécies de anfíbios, 744 espécies de répteis, 1.901 espécies de aves e cerca de 3.000 espécies de peixes. Entre os invertebrados, estima-se que são conhecidas entre 96.660 a 129.840 espécies

Acredita-se que o número estimado de espécies no Brasil seja superior a 1,8 milhões, o que nos mostra que conhecemos apenas uma pequena parte delas, cerca de pouco mais de 11%.

No dia 20 de maio de 2015, a presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos e sob alguns protestos, o Marco Legal da Biodiversidade. De acordo com a publicação no site do Senado Federal, "a lei define regras para acesso aos recursos da biodiversidade por pesquisadores e pela indústria e regulamenta o direito dos povos tradicionais à repartição dos benefícios pelo uso de seus conhecimentos da natureza, inclusive com a criação de um fundo específico para esse pagamento".

A referida lei, de acordo com ser artigo 41, entrará em vigor após decorridos 180 (cento e oitenta) dias da data de sua publicação oficial, que foi em 20/05/2014.




sexta-feira, 29 de maio de 2015

Dia "E" Nacional - Universidade Estácio de Sá

Após a palestra do Professor Cesar Lotufo sobre "OS RECURSOS HÍDRICOS DO PLANETA TERRA" todos foram convidados para conhecer o projeto "TELHADO VERDE", do Shopping Nova América. - Uma nova parceria entre o Shopping Nova América e o Curso de Gestão Ambiental da Estácio Nova América começa a ser desenhada!!! 



domingo, 24 de maio de 2015

ROTULAGEM DE TRANSGÊNICOS - SENADO LANÇA CONSULTA PÚBLICA

O Senado Federal disponibiliza em seu site consulta pública para saber a opinião dos brasileiros sobre o projeto de lei (PLC 34/2015) que elimina a obrigatoriedade da exibição do rótulo de alimento transgênico nas embalagens de produtos que os contenham em qualquer proporção.

Desde já, enfatizamos que somos contra o referido projeto de lei uma vez que entendemos ser direito dos consumidores reconhecerem, de modo rápido e prático, se os alimentos que consomem contêm ou sejam produzidos a partir de Organismos Geneticamente Modificados ou derivados, em qualquer proporção.

Para votar clique AQUI!


sábado, 23 de maio de 2015

Palestra com Prof. Cesar Lotufo e Visita a Telhado Verde

No próximo dia 27 de maio (quarta-feira), dentre as várias atividades da Estácio Nova América, em comemoração DIA "E", o arqueólogo e professor universitário Cesar Lotufoque também está coordenando o Curso de Gestão Ambiental, ministrará palestra, às 10h, no Centro de Convenções da Unidade Nova América sobre OS RECURSOS HÍDRICOS DO PLANETA TERRA, seguida de uma visita ao TELHADO VERDE do SHOPPING NOVA AMÉRICA!   IMPERDÍVEL !!!!

                                          

SUSTENTABILIDADE - LEITURAS OBRIGATÓRIAS III


Um livro para ser analisado e divulgado é "GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO BRASIL", de Rodrigo Berté, Ed. IBPEX / Ed. Saraiva, 2010.

Trata-se de uma obra bastante antenada com a modernidade das preocupações devastadoras dos ecossistemas, ao nível global, sobretudo do Brasil, além de buscar soluções  e nos convidar a refletir sobre esse processo de resgate do " verde ', em território nacional, através de uma gestão socioambiental adequada ao século XXI.

Uma obra que destaca a importância da cidadania, na plenitude de seu exercício, pelo povo brasileiro, esperançoso e desejoso de mudanças que direcionem os pensamentos de políticos e de empresários para o PARADIGMA SOCIOAMBIENTAL DA SUSTENTABILIDADE.

Responsabilidade Social, consciência socioambiental, solidariedade e espírito coletivo, sob a ótica educacional, aparecem nessas páginas, descritas por quem sabe demonstrar as nossas preocupações com os conflitos ambientais e com a gestão participativa.

É um livro recomendado ao nível da academia, para nossos estudantes universitários das mais diversas áreas, não só de Gestão Ambiental, e também para empresários e líderes, tanto ao nível da gestão, quanto no da política.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

22 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade

Hoje, 22 de maio, Ban Ki-moon, Secrectário-Geral da ONU, declarou que a diversidade na Terra é fundamental para o bem-estar da  humanidade, tanto no presente quanto no futuro.





sábado, 16 de maio de 2015

ZIKA - VÍRUS DESCOBERTO EM 1947, É A BOLA DA VEZ DO Aedes aegypti

Segundo Cláudia Duarte dos Santos, chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Carlos Chagas / Fiocruz Paraná, os dados das pesquisas revelam que a doença está em processo de dispersão pelo território brasileiro.
                  
Os casos confirmados das ações do "Zika" são dos estados do Rio Grande do Norte e da Bahia, mas há suspeitas da presença desse vírus em outros sete estados da federação.

O vírus já contaminou populações, em países africanos (1947 e 1968) , asiáticos (diversos anos, a partir de 1968), da Oceania (2007, 2013 e 2014) e da Ilha de Páscoa, no Chile (América Latina), em 2014. 

A doença evolui como a dengue e a chicungunha, com fotofobia, dores de cabeça, febre, náuseas, mal-estar, diarréia, dores nas articulações, coceiras, conjuntivite e erupções cutâneas.

Após a picada do mosquito, os sintomas surgem entre três e doze dias, e pode durar de quatro dias a uma semana. Não existem vacinas contra essas doenças ( os três vírus podem ser contraídos de uma só vez, em conjunto ) e devem ser evitadas aspirinas (ácido acetilsalicílico) e drogas anti inflamatórias.  A ingestão de líquidos no combate á doença é essencial.

                  Para saber mais, leia o jornal " O Globo " de  14/05/2015.  



sexta-feira, 15 de maio de 2015

DEZ MILHÕES DE PESSOAS MORRERÃO POR ANO, A PARTIR DE 2050, VÍTIMAS DE SUPERBACTÉRIAS

Segundo dados da pesquisa desenvolvida pelo economista Jim O'Neill, reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos, e sua equipe, encomendada pelo governo britânico, essa é a projeção catastrófica para um mundo dominado por antibióticos ineficazes.

Em 1945, o farmacologista escocês que descobriu como a penicilina poderia combater as bactérias, Alexander Fleming - recebeu o Prêmio Nobel pela sua descoberta, naquele ano -, alertou o mundo para o aumento da resistência dos seres bacterianos aos antibióticos, caso fossem usados de forma indiscriminada pela população. Parece que a previsão cumpriu-se.

Os gastos estimados com as doenças bacterianas nesse futuro próximo chegarão à casa dos 100 trilhões de dólares, segundo esse mesmo relatório de pesquisas! 

Ainda segundo esse documento, a comunidade internacional deverá criar um fundo de 2 bilhões de dólares, a fim de que possa estimular a indústria farmacêutica para desenvolver uma nova classe de "super-antibióticos" no combate às superbactérias. Ao longo dos próximos 10 anos os custos dessa política de combate às superbactérias poderá chegar aos 37 bilhões de dólares.      
        
                   Para saber mais, leia o jornal " O Globo " de hoje, dia 15 de maio de 2015.


sexta-feira, 8 de maio de 2015

A CRISE POLÍTICA CONTEMPORÂNEA GLOBAL E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS

O Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental da Estácio Nova América realizou a sua Aula Inaugural na 2a.f., 05/05/2015 com uma excelente palestra proferida pelo Historiador Professor Marcos Ribeiro, que também é pesquisador e um dos fundadores do NuPeSa (Núcleo de Pesquisas Socioambientais  do Curso de Gestão Ambiental / Nova América) sobre  "A CRISE POLÍTICA CONTEMPORÂNEA GLOBAL E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS "

O debatedor foi o engenheiro e Deputado Estadual Eliomar Coelho (PSOL) que cativou o público presente, composto de professores e estudantes do nosso curso e do curso de Direito.

O público promoveu um  debate  "quentíssimo" e foi convidado  para participar das novas ações socioambientais do NuPeSa nas áreas de populações tradicionais quilombolas e caiçaras, no Maciço da Pedra Branca (Vargem Grande) e Trindade (Parati), respectivamente.


domingo, 3 de maio de 2015

Viva a Mata 2015

O Rio de Janeiro receberá pela primeira vez o Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica”, evento da Fundação SOS Mata Atlântica que vai promover uma série de atividades entre os dias 9 e 17 de maio, das 9h às 18h, no Jardim Botânico.

Depois de 10 edições realizadas em São Paulo, o Viva Mata estreia em novo formato, mas com o mesmo objetivo: comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) promovendo a troca de experiências entre os que lutam pela conservação da floresta e sensibilizando os cidadãos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Os visitantes poderão participar de seminários, aproveitar apresentações culturais como teatro e contação de histórias, fazer passeios guiados e observar os pássaros. Tudo gratuito.
Clique AQUI para fazer sua inscrição!